Exclusivo: Como hospitais gaúchos lidam com o aumento de casos da Covid-19 no RS
Em série especial, Setor Saúde apresenta as ações das instituições e de seus profissionais
O aumento rápido do número de casos de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) se apresenta como um enorme desafio para os sistemas de saúde do mundo. No Brasil, de acordo com estimativas do Ministério de Saúde e de diversos estudos, serão meses com grande e crescente número de casos da doença. Com o crescimento e a necessidade de isolamento social propostos, será preciso um alto grau de esforço governamental para superar os impactos econômicos, cooperação da sociedade para respeitar as regras de distanciamento social e sanitárias e estrutura inédita e mobilização de hospitais e entidades de saúde para atender um número crescente de infectados pelo novo coronavírus. Na linha de frente, os hospitais e seus profissionais se preparam para enfrentar um dos maiores desafios impostos na história da saúde gaúcha, em todos os tempos.
O Portal Setor Saúde apresenta, a partir de hoje, 7, dia mundial da saúde, como importantes instituições estão implementando ações para lidar com os casos: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus/AESC, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RS, Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Hospital de Caridade de Erechim, Hospital São Vicente de Paulo (Osório), Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Os hospitais apresentam como estão se preparando para enfrentar a previsão de aumento no número de atendimentos para casos do novo coronavírus e se estão sendo reagendadas cirurgias eletivas. As instituições apontam ainda se determinaram ala específica para triagem e quantas UTI/CTI estão disponíveis para atender pacientes que precisarão ser internados com COVID-19. O Setor Saúde peguntou ainda sobre uma possível falta de insumos e materiais. Acompanhe diariamente a publicação das matérias:
Grupo Hospitalar Conceição
Hospital Moinhos de Vento
Hospital Mãe de Deus
Hospital Ernesto Dornelles
Hospital Divina Providência
Hospital São Lucas da PUCRS
Hospital Santa Lucia (Cruz Alta)
Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul)
Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo)