Gestão e Qualidade | 12 de abril de 2020

Série especial: as ações do Hospital Regional Santa Lucia na epidemia da Covid-19

Instituição de Cruz Alta altera normas internas
Série especial as ações do Hospital Regional Santa Lucia na epidemia da Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de VentoHospital Mãe de Deus/AESCHospital Ernesto DornellesHospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RSHospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Hospital de Caridade de ErechimHospital São Vicente de Paulo (Osorio), Hospital São Vicente de Paulo (Cruz Alta), Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Os hospitais apresentam como estão se preparando para enfrentar o aumento no número de atendimentos para casos do novo coronavírus e se estão sendo reagendadas cirurgias eletivas. As instituições apontam ainda se determinaram ala específica para triagem e quantas UTI/CTI estão disponíveis para atender pacientes que precisarão ser internados com COVID-19. Confira as respostas do Hospital Santa Lúcia, da cidade de Cruz Alta.

Hospital Regional Santa Lucia (Cruz Alta)

O Hospital Regional Santa Lucia está seguindo as orientações do Ministério da Saúde combinado com o seu Plano de Contingência e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, que tem o objetivo de preservar e proteger os pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, evitando ao máximo a disseminação do Covid-19. O Plano de Contingência foi elaborado visando a mitigação dos casos.

Visando a proteção dos colaboradores, há o estudo do redimensionamento do quadro, acompanhamento diário com orientações e supervisão com relação ao uso de EPIs, desenvolvimento de novos fluxos de atendimento desde a recepção do paciente, triagem, consulta médica, coleta de amostras e internação de pacientes.

Normas

Foram alteradas também diversas normas do hospital, para redução do fluxo de pessoas, reforço de controle e restrição de acesso nas entradas, proibição de visitas, alteração de horários de intervalos para evitar aglomerações de colaboradores, afastamento de colaboradores do grupo de risco, dentre outras. As cirurgias eletivas estão sendo reagendadas.

Também foram adotadas medidas de proteção e isolamento para o transporte do paciente. Se encaminhado para a unidade de terapia intensiva, será realizado o atendimento em um leito de isolamento conforme os protocolos de manejo do paciente crítico suspeito de Covid-19.

As visitas foram suspensas, permitido apenas um acompanhante por paciente, também foi proibida circulação de crianças (exceto para atendimento), proibido chimarrão dentro da instituição, redimensionamento de quadro, alterações de horários dos colaboradores para evitar aglomerações durante os turnos, intensificados os treinamentos com os colaboradores com foco na prevenção da disseminação do Covid-19, incentivo da comunicação interna através do uso de ramais e e-mails evitando a circulação desnecessária nos corredores.

Leitos

O Santa Lucia conta com um UTI adulto com capacidade para atender 12 pacientes. Para a melhora da comunicação e visando a humanização entre os familiares e pacientes da UTI, foram adotadas as seguintes medidas:

Será transmitido diariamente, através de contato telefônico, o Boletim Médico do paciente, ao familiar responsável cadastrado previamente que autorizar tal contato.

Será oferecido diariamente, serviço gratuito de vídeo-chamada dos pacientes aos seus familiares, em horário combinado previamente.

Em atenção às normas de segurança vigentes, o Hospital salienta que, para a realização das atividades acima referidas, todas as medidas preventivas e os procedimentos de higienização e de desinfecção serão realizados conforme protocolo do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Insumos

E os insumos são monitorados diariamente pela instituição. “Foram adquiridos insumos e materiais para um possível aumento dos casos e essa análise do provimento de insumos e materiais é realizada diariamente. A mudança dos valores dos insumos foi verificada em diversos itens”.

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