Gestão e Qualidade | 8 de abril de 2020

Série especial: as ações do Hospital Ernesto Dornelles frente à Covid-19

O Hospital está trabalhando com restrição de leitos na UTI e Unidade de Internação para garantir o atendimento seguro dos pacientes
Série especial as ações do Hospital Ernesto Dornelles frente à Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de VentoHospital Mãe de Deus/AESCHospital Ernesto DornellesHospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RSHospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Hospital de Caridade de ErechimHospital São Vicente de Paulo (Osorio), Hospital São Vicente de Paulo (Cruz Alta), Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Os hospitais apresentam como estão se preparando para enfrentar o aumento no número de atendimentos para casos do novo coronavírus e se estão sendo reagendadas cirurgias eletivas. As instituições apontam ainda se determinaram ala específica para triagem e quantas UTI/CTI estão disponíveis para atender pacientes que precisarão ser internados com COVID-19. Confira as respostas do Hospital Ernesto Dornelles.

Hospital Ernesto Dornelles

O Hospital Ernesto Dornelles (HED) de Porto Alegre possui um protocolo institucional de atendimento para os casos suspeitos da Covid-19 com fluxo específico de pacientes via emergência e estão sendo disponibilizados leitos na UTI e na internação. A equipe está preparada para atender as demandas de pacientes e os casos suspeitos são, sempre, acompanhados por infectologistas ou pneumologistas.  Os atendimentos de consultas, procedimentos e cirurgias eletivas foram restritos.

Todo o paciente que chega ao Hospital é encaminhado para a Emergência, onde é feita a triagem. Se os sintomas forem compatíveis com a Covid-19 e ele apresentar sinais de gravidade, permanecerá internado. A instituição salienta que a grande maioria dos casos seguirá sua recuperação em domicílio com isolamento social.

ações do Hospital Ernesto Dornelles frente à Covid-19

Visitas

No Serviço de Emergência estão suspensas, temporariamente, as visitas. Nas Unidades de Internação e de Tratamento Intensivo, é permitido, apenas, um acompanhante por paciente, não sendo liberadas trocas no período. Também está restrita a visitação de crianças menores de 12 anos de idade. O Hospital ainda recomenda que familiares e acompanhantes que estiverem com sintomas de febre ou infecção respiratória (coriza, congestão nasal, tosse ou falta de ar) não frequentem as dependências do HED, visando a proteção dos pacientes.

Em relação às equipes de saúde, treinamentos são contínuos sobre os sintomas da doença bem como sobre os cuidados para evitar o contágio do vírus. Além disso, há diversas comunicações sobre o coronavírus por todo o Hospital.

O Hospital está trabalhando com restrição de leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Unidade de Internação para garantir o atendimento seguro dos pacientes. A instituição ainda afirma que está organizada em relação a insumos e materiais para prestar a assistência necessária no cenário atual.

Doação de sangue

A instituição hospitalar diz que o número de doadores de sangue está diminuindo em função da Covid-19, mas a demanda não reduziu e as pessoas continuam precisando de sangue. O HED solicita que pessoas que estejam em boas condições de saúde doem sangue neste momento. Saiba onde doar:

Banco de sangue do Laboratório Marques Pereira: Rua Vasco da Gama, nº 84 – Bairro Bom Fim.

Fone: (51) 3311.8473

Horário: de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h e Sábado das 7h às 12h.

Nota Técnica (NT 005/2020) do Ministério da Saúde: estão impedidas de doar, por 30 dias, pessoas vindas da Ásia, Europa, Oceania, entre outros países, com casos confirmados sustentados e as que tiveram contato com alguém infectado. Também não poderão doar, por 90 dias, quem tiver infecção confirmada por Covid-19.

VEJA TAMBÉM