Gestão e Qualidade | 13 de abril de 2020

Série especial: as ações do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo na epidemia da Covid-19

Através da parceria com a Universidade de Passo Fundo, Hospital está recebendo máscaras cirúrgicas e aventais descartáveis
Série especial as ações do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo na epidemia da Covid-19

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de VentoHospital Mãe de Deus/AESCHospital Ernesto DornellesHospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RSHospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Hospital de Caridade de ErechimHospital São Vicente de Paulo (Osório), Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Os hospitais apresentam como estão se preparando para enfrentar o aumento no número de atendimentos para casos do novo coronavírus e se estão sendo reagendadas cirurgias eletivas. As instituições apontam ainda se determinaram ala específica para triagem e quantas UTI/CTI estão disponíveis para atender pacientes que precisarão ser internados com COVID-19. Confira as respostas do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo.

Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo)

Diante do cenário apresentando pelas autoridades de saúde, que aponta para o aumento de número de casos, principalmente casos graves, que os hospitais atenderão, baseando-se na questão de que o Rio Grande do Sul tem 20% da sua população idosa, o Hospital São Vicente, por meio do Comitê de Gerenciamento de Crise para enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19), organizou fluxos de atendimento específicos para pacientes com sintomas gripais, protocolos de atendimentos, treinamentos de equipes de linha de frente e recrutamento de profissionais.

Para o atendimento, o Hospital possui uma Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecciosas (UETDI) com 10 leitos, 25 leitos de retaguarda e quatro nas UTI com pressão negativa. “Além disso, estamos nos organizando em relação a EPI’s, pois, assim como em outros lugares do país onde já há indisponibilidade de reposição, estamos prevendo este cenário. Através da parceria com a Universidade de Passo Fundo, estamos confeccionando máscaras cirúrgicas e aventais descartáveis. Também estamos recebendo doações de empresas e comunidade”.

Com novos leitos, UTI e identidade visual, Hospital São Vicente de Paulo inicia seu novo século2

Linha de frente de combate

É na Emergência e Pronto Atendimento do Hospital São Vicente que chegam os casos graves, suspeitos ou confirmados de Coronavírus. Um fluxo de atendimento foi montado para separar a chegada de pacientes com sintomas respiratórios de outros casos. Ainda, a UETDI foi instalada próxima a Emergência, facilitando o rápido atendimento destes pacientes. Conforme a Coordenadora da Emergência, Dra. Laura Zaparoli Zanroso, esta linha de frente é responsável pelo primeiro atendimento e precisa estar preparada para tudo, pois, como não se tem muito conhecimento sobre o COVID-19, a atenção e cuidados aos detalhes são fundamentais. “A Emergência é um lugar de incertezas, todo mundo que trabalha na linha de frente sabe que não tem como esperar pelas coisas, muitas vezes somos surpreendidos. Com essa pandemia, a incerteza e a insegurança são maiores, pois estamos diante de uma situação complexa e difícil, especialmente, no momento em que, inclusive, também estamos afastados das nossas pessoas queridas. Mais do que nunca quem trabalha nessa linha frente precisa ser valorizado e tratado com carinho e humanização, porque todos estão envolvidos ao máximo para cuidar das pessoas”, ponderou a Dra. Laura.

Cirurgias reagendadas

Todas as cirurgias e exames eletivos estão sendo reagendados. Somente atendimentos de urgência e Emergência estão sendo realizados nesses casos.

O paciente com sintomas agudos de coronavírus é recebido na Emergência do Hospital, na sala Vermelha, entrada ao lado da principal, e em seguida encaminhado para a UDTE. O São Vicente de Paulo conta com quatro leitos com pressão negativa, sendo dois leitos em cada unidade e uma UETDI com 10 leitos.

A instituição realizou o cancelamento de visitas aos pacientes das Unidades de Internação, alterou horários e restringiu visitas as CTI’s.

Além disso, o Comitê disponibilizou uma série de medidas e resoluções tanto para o público externo como interno no site www.hsvp.com.br/coronavírus. O site conta com as seguintes áreas: Orientações e Comunicados, Sobre a doença, Sintomas, Prevenção, Tratamento e Boletim.

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Coordenadora do Comitê de Gerenciamento de Crise

Conforme a Dra. Cristine Pilati Pileggi Castro, Vice-diretora Técnica Médica, e Coordenadora do Comitê de Gerenciamento de Crise para o Enfrentamento do Coronavírus do HSVP, criado para enfrentar a doença, o mundo está lutando contra um inimigo invisível, que tem feito várias vítimas e é necessário pensar as estratégias, táticas e soldados para vencê-lo. “Começamos a pensar nos espaços para atendimento e tratamento, equipamentos, EPIs e pessoas ainda em fevereiro. Em seguida iniciamos com os protocolos e fluxos de atendimento, bem como, organização de medidas para o combate e de capacitação e proteção da equipe de trabalho”, salienta a infectologista.

Todos esses processos e trabalhos são o suporte para os profissionais de saúde atenderem a população. Atrás da chamada “linha de frente”, existe um outro grande pelotão envolvido em diversos processos, para que cada batalha seja vencida. “Pensamos desde a chegada de pacientes suspeitos, casos leves e graves, até um possível óbito. Além disso, todos as rotinas e insumos de higienização e limpeza foram reforçados. Os exames e transporte de pacientes tiveram que ser cuidadosamente pensados. Ainda, a equipe multiprofissional, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e todas as outras áreas tiveram que organizar as rotinas”, relata a Dra. Cristine, evidenciando que, o Hospital segue atendendo casos graves, emergências e urgências, o que demanda equipes e estratégias para a proteção destes pacientes. “Quando falamos em atendimento lembramos da Enfermagem e da Medicina em primeiro momento, porque sim, são fundamentais, mas, temos uma grande e complexa estrutura envolvida de trabalho que é indispensável. Por exemplo, não poderíamos atender se não houvesse higienização, alimentação e outros tantos processos. Vale ressaltar, que, a Confecção Têxtil da Instituição tem assumido um importante papel, liderando equipes internas e de empresas voluntárias na aquisição, transporte e produção de máscaras cirúrgicas e aventais usados pelos profissionais”.

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Equipes treinadas 

Os profissionais que atuam no Hospital São Vicente atuam nas mais diferentes frentes, atendendo a grande gama de casos complexos diariamente. Porém, como o COVID-19 é um novo inimigo, todas as equipes receberam capacitações e orientações, organizadas pelo Comitê de Gerenciamento de Crise, Setor de Desenvolvimento de Pessoas e o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Diretoria Corporativa de Recursos Humanos, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. Todas as orientações repassadas são baseadas em protocolos internos e nas definições e orientações do Ministérios da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

“As capacitações têm por objetivo primeiramente fornecer informações e preparar os profissionais, especialmente da linha de frente, sobre esse novo patógeno e as formas gerais de contágio e prevenção, proporcionando aos mesmos uma consciência integral sobre os cuidados e procedimentos a serem adotados. Já para a equipe de saúde ocupacional, o foco é concentrado na proteção dos colaboradores e prevenção do contágio no ambiente de trabalho. Para isso os trabalhadores foram reunidos, em pequenos grupos, in loco ou em salas de treinamento e preparados e orientados sobre a utilização correta de equipamentos de proteção individual, previstos nos protocolos do Ministério da Saúde, assim como os cuidados gerais para eliminar a possibilidade de contaminação”, explica a médica do Trabalho, Coordenadora do SESMT, Dra. Deise Terra Afonso, relatando ainda que, durante os treinamentos os colaboradores também tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas gerais nos cuidados em casa, com filhos e principalmente com os seus familiares idosos, já que são a população de maior risco. “Observamos que após essas orientações, os trabalhadores do HSVP se mostraram mais confiantes para desempenhar suas atividades laborativas comprovando que a informação é a melhor forma de prevenção”.

Pelotão da Enfermagem pronto para o atendimento 

Um dos maiores grupos de trabalho no enfrentamento ao Coronavírus é a Enfermagem. Entre técnicos, auxiliares e Enfermeiros são aproximadamente dois mil profissionais no Hospital. Todos, estão sendo treinados e retreinados sempre que editados novos protocolos e informações. “As Gerências de Enfermagem das duas unidades do Hospital estão trabalhando conjuntamente e ativamente no processo de preparação das equipes de trabalho com foco no enfrentamento da pandemia do COVID-19. Estamos mobilizados, também, juntamente com as demais equipes do Hospital para prestar o melhor atendimento possível para os pacientes e suas famílias”, destacam José Olavo Lupatini Filho, Gerente de Enfermagem da Unidade Teixeira Soares e Márcia Ferrão, Gerente de Enfermagem da Unidade Uruguai no HSVP, ressaltam ainda que, os profissionais seguem as recomendações gerais para organização dos serviços de saúde e preparo das equipes da enfermagem disponibilizadas pelo COFEN. “Onde há vidas, há enfermagem, por isso, vamos enfrentar com coragem esse desafio que o novo coronavírus está nos impondo”.

Mensagem do presidente José Miguel Rodrigues da Silva

Em mensagem especial, publicada no dia 13 de abril, o presidente da HSVP, dr. José Miguel Rodrigues da Silva, agradece aos profissionais da saúde e colaboradores da instituição hospitalar. “A correria do dia a dia, ainda que, em algum momento, por indisponibilidade no mercado, tem-se dificuldade de dispor do necessário para a excelência do atendimento, mas todos, sem exceção, de forma organizada, solidária e profissional, demonstram grande capacidade de resolução. Solucionam os impasses e prestam acolhimento aos pacientes de forma impar, nos melhores padrões de assistência médica e hospitalar. Em nome dos Associados do HSVP, da Diretoria, do Conselho Fiscal e em meu nome, quero agradecer e felicitar a cada um de vocês, destacando o profissionalismo, humanidade, organização e competência. Vocês mantêm vivos os princípios e os objetivos pelos quais o Hospital foi criado,” diz trecho da nota. Acesse aqui. 

Drive-Thru da Solidariedade

Neste momento de pandemia, a solidariedade é uma das formas de ajudar quem mais precisa e a união de empresas e entidades é fundamental. O Passo Fundo Shopping e o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, com a participação do Grupo de Enfermeiros do Hospital e apoio da Coleurb, do Senac e da 3A Soluções de Limpeza Profissional, promovem no período de 13 a 30 de abril, a campanha Drive-Thru da Solidariedade, no estacionamento do Shopping. Um ônibus da Coleurb estará no estacionamento externo, na entrada da Presidente Vargas, e será o ponto de coleta para a arrecadação de alimentos não perecíveis que podem ser entregues sem sair do carro.

Doações de alimentos como arroz, feijão, azeite, sal, açúcar, leite em pó, massas, farinha de trigo e milho, serão recebidas em sistema drive-thru a partir desta segunda-feira (13), das 12h às 18h, pelos Voluntários do Grupo de Enfermeiros do HSVP, que manterão uma escala no local. A ação faz parte da Campanha Fique Bem do HSVP, que pretende, inicialmente, arrecadar alimentos para montagem de 1.000 cestas de alimentos, que serão entregues a 1.000 famílias em situação de vulnerabilidade – um desafio lançado não apenas para pessoas físicas, mas também para as empresas doarem.

“O Hospital São Vicente de Paulo lançou a Campanha Fique Bem como forma de reconhecer os profissionais de todas as áreas do Hospital que saem todos os dias de suas casas expondo-se pessoalmente e suas famílias para cuidar da Comunidade de Passo Fundo e Região neste momento de pandemia do COVID-19 e, também, para incentivar, promover e congregar ações de solidariedade através de diferentes formas de doação e de trabalho voluntário, como do Grupo de Enfermeiros do Hospital, nesta ação do Drive-Thru em parceria com o Passo Fundo Shopping”, comenta Júlio César de Bem, Diretor Corporativo de Recursos Humanos do HSVP.

Junto com as cestas de alimentos, as famílias irão receber material de limpeza, 1.000 litros já foram recebidos da empresa 3A, representante 3M, “esse produto é um desinfetante hospitalar, que pode ser utilizado para a limpeza de superfícies laváveis como pisos, azulejos, cerâmicas, metais entre outros, porém não deve estar em contato com a pele” explica Daura Velasques, proprietária da 3A e parceira da Campanha. Este material de limpeza substitui o álcool gel na eliminação de germes e bactérias em superfícies de contato, com maior estabilidade no processo de desinfecção (importante: não é indicado para a higienização de mãos).

Outra ação que faz parte do movimento e integram a Campanha Fique Bem é a doação de 2 mil máscaras descartáveis que estão sendo produzidas pelos docentes e alunos da área de Moda do Senac, feitas com tecido próprio para uso hospitalar, chamado wiper, de uso intenso dos profissionais de saúde para o atendimento.

“Esse é um momento de retribuir o carinho que sempre recebemos, momento de união em prol das pessoas que mais precisam, contamos com o apoio de toda comunidade para doação de alimentos não perecíveis que serão entregues para às famílias carentes”, comenta José Maila, gerente geral do Shopping.

Desinfecção de arredores do Hospital de forma voluntária

Em uma atitude solidária, a empresa Pioneira Higienizações Ltda, de Passo Fundo, realizou a desinfecção de ruas e arredores do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo. A limpeza dos locais já foi realizada por duas vezes.

 

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