Tecnologia e Inovação | 13 de fevereiro de 2013

Estudo mostra eficiência no tratamento de Acidente Vascular Isquêmico

Trombectomia mecânica apresenta resultados animadores
Estudo mostra eficiência no tratamento de Acidente Vascular Isquêmico

Estudo superior a 2 anos sobre a eficiência do tratamento de Acidente Vascular Isquêmico (AVI) mostrou que a trombectomia mecânica para a revascularização em casos agudos (STAR, na sigla em inglês) é segura. O dispositivo, denominado Solitaire FR, utiliza a tecnlogia de sobreposição de stents para restaurar o fluxo sanguíneo nos pacientes afetados, removendo os coágulos dos vasos bloqueados.

Entre maio de 2010 a outubro de 2012, foram 202 pacientes estudados em 14 centros da Europa, Austrália e Canadá, em estudo promovido pela Covidien, líder em produtos de assistência a saúde. Os resultados mostraram que 84,2% dos pacientes, com conjuntos de dados angiográficos completos, e 79,2% sem os dados angiográficos, conseguiram o mais alto grau de recanalização dos vasos sanguíneos.

O AVI é a forma mais comum do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, se não for tratado a tempo, pode gerar graves danos neurológicos e até a morte. A incidência de AVI representa até 87% dos casos, no mundo. Em média, cerca de 1,9 milhões de neurônios são perdidos para cada minuto que um AVI deixa de ser tratado. Os AVCs, em geral, constituem a principal causa de invalidez em adultos no mundo ocidental e a segunda principal causa de mortes.

 

VEJA TAMBÉM