Tecnologia e Inovação | 6 de julho de 2023

Einstein é o primeiro hospital do Brasil a incorporar robô cirúrgico da Medtronic com Inteligência Artificial

"O sistema Hugo RAS chega para complementar nosso parque, alinhado ao nosso propósito de entregar saúde de qualidade e segurança ao paciente”, afirma Dr. Sidney Klajner, presidente do Einstein.
Einstein incorpora robô cirúrgico da Medtronic com Inteligência Artificial

O Einstein é o primeiro hospital do Brasil a incorporar e utilizar o Hugo, novo sistema de cirurgia robótica assistida da Medtronic. Com braços modulares que permitem flexibilidade no acesso a diferentes estruturas do corpo humano e grande amplitude de movimento, o sistema Hugo RAS apresenta um console aberto com uma tela em 3D que possibilita a visualização da área a ser tratada, maior facilidade de comunicação do cirurgião com a equipe, além de recursos ergonômicos para garantir o conforto dos profissionais.

Conforme o Einstein, o sistema Hugo RAS chega para complementar o pioneirismo da instituição na área de cirurgias robóticas no país, que em 2023 celebra o marco de 15 anos desde o seu primeiro procedimento. De 2008 para cá, a organização já realizou mais de 11 mil cirurgias robóticas. Somente entre os anos de 2021 e 2022, houve um aumento de 75%, passando de 1.200 para 2.100 cirurgias.


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


No ano passado, o Einstein Goiânia também passou a realizar procedimentos cirúrgicos robóticos: até o momento foram 500, dentre cirurgias urológicas, ginecológicas, coloproctológicas, gerais, torácicas, de cabeça e pescoço. Para além das suas unidades privadas, a organização alocou uma das plataformas robóticas no Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, em São Paulo, que é gerido pelo Einstein. A unidade é a primeira da rede municipal hospitalar no país a ter a tecnologia.

A cirurgia robótica minimamente invasiva permite um procedimento mais preciso com menor sangramento e oferece aos pacientes uma recuperação mais rápida com menos dor, permitindo um retorno mais rápido às atividades do cotidiano.

Inovação Cirúrgica e incorporação de tecnologias

“O Einstein tem um papel importante no cenário da saúde no país e isso passa pelos avanços da robótica na medicina, que é uma área que evolui rapidamente em novos equipamentos para diferentes tipos de cirurgias e em dispositivos. A organização tem uma área de Inovação Cirúrgica criada especialmente para ser esse radar de novidades, no qual diversos critérios são avaliados na incorporação de tecnologias. O sistema Hugo RAS chega para complementar nosso parque, alinhado ao nosso propósito de entregar saúde de qualidade e segurança ao paciente”, afirma Dr. Sidney Klajner, presidente do Einstein.


PUBLICIDADE

oncologia-tratamento-cancer


“E mais do que operar essas tecnologias dentro das nossas unidades, temos o compromisso de disseminar o conhecimento prático da robótica, ampliando o número de profissionais aptos a realizar esse tipo de procedimento. Somos o primeiro centro certificador em cirurgia robótica torácica e cabeça e pescoço do hemisfério sul, e já estamos treinando especialistas de toda a América Latina e de outras partes do mundo na modalidade”, diz.

Centro de Excelência em Cirurgia Robótica Einstein

Desde 2020, o Einstein se consolidou como um Academic Center, sendo a primeira plataforma de ensino da América Latina que adotou o currículo integral de cirurgia robótica nos seus programas de residência médica, aprimoramento e pós-graduações, permitindo que estes saiam habilitados na sua conclusão. Até hoje, o Centro de Excelência em Cirurgia Robótica Einstein treinou mais de 1.000 cirurgiões, sendo 10% de países fora do Brasil, incluindo 15 da América Latina e Índia.

“Com a chegada do Sistema Hugo RAS, o Einstein reforça o arsenal terapêutico reafirmando o seu protagonismo na cirurgia robótica, bem como na aplicabilidade em conjunto com corpo clínico e toda a sua experiência, humanização e atualização constante. Um conjunto de ações que dá à organização solidez de atuação”, afirma Nam Jin Kim, diretor médico da Cirurgia e Cirurgia Robótica da Rede Cirúrgica Einstein e coordenador geral das pós-graduações de Cirurgia Robótica do Ensino.


PUBLICIDADE

ZG SOLUCOES GLOSAS SS 600


Parceira da Medtronic com o Einstein

“Com uma visão compartilhada para o papel da cirurgia robótica assistida para expandir o acesso aos benefícios da cirurgia minimamente invasiva para mais pacientes, estamos orgulhosos de fazer parceria com o Einstein”, disse Carla Peron, M.D., diretora médica e vice-presidente de pesquisa clínica e ciência médica para a Unidade Cirúrgica da Medtronic. “Estou especialmente entusiasmada com as oportunidades que esta tecnologia cria para os pacientes do meu país, sempre à frente nos avanços da medicina, afirma a executiva”.

Com mais de 60 anos de experiência, a Medtronic desenvolveu o sistema Hugo RAS em colaboração com cirurgiões e líderes de hospitais de diferentes países, com o intuito de ampliar o acesso à cirurgia minimamente invasiva para maiores números de pessoas em diferentes locais.

Sistema modular, o Hugo combina instrumentos de pulso, imagem em 3D e o Medtronic Touch Surgery Enterprise, uma solução de armazenamento em nuvem que permite a captura de vídeos cirúrgicos, que conta com equipes de suporte dedicadas e especializadas em otimização, serviço e treinamento de programas de robótica. Touch Surgery Enterprise é a primeira plataforma de inteligência artificial do gênero que simplifica o compartilhamento de vídeos cirúrgicos e oferece aos cirurgiões uma nova e poderosa ferramenta de treinamento.**

Hoje o sistema Hugo RAS é utilizado em procedimentos urológicos, ginecológicos e em cirurgia geral nos hospitais pelos cinco continentes. No Brasil, por enquanto, o Hugo foi aprovado para cirurgias urológicos e ginecológicos.

O sistema Hugo RAS está disponível em alguns países. Os requisitos regulamentares e o status em países e regiões individuais determinarão a disponibilidade no mercado do sistema Hugo RAS e as indicações aprovadas.

**Touch Surgery™ Enterprise não se destina a direcionar a cirurgia ou auxiliar no diagnóstico ou tratamento de uma doença ou condição.
Crédito da foto: Einstein.

 



VEJA TAMBÉM