Mundo | 16 de novembro de 2012

Conheça mais sobre a UnitedHealth Group, conglomerado que adquiriu a Amil

Grupo americano com sede administrativa em Minnesota (EUA) é a 22ª empresa do ranking das maiores empresas americanas, segundo a revista Fortune
unitedhealth_logo

Fundada em 1974 com o nome Charter Med Incorporation, tornou-se UnitedHealthcare Group em 1977.  Possui atualmente cerca de 100 mil funcionários, e presta serviços de saúde para 75 milhões de pessoas, atuando em 50 estados americanos e 17 nações ao redor do mundo. O grupo desenvolve seu negócio através de dois núcleos de negócios nos EUA, o UnitedHealthcare e Optum, composto por três empresas em cada núcleo. Cada uma atua em diferentes mercados, como planos de saúde e benefícios para empregados, militares e aposentados, sistemas de tecnologia da informação em saúde, e programas de saúde para o setor público, dentre outros. É a maior empresa de seguros de saúde do mercado americano, a frente de empresas como WellPoint Inc., CIGNA Health Insurance Company, Aetna e Humana. Dirigida desde 2006 por Stephen J. Hemsley,  de 59 anos – na empresa desde 1997, formou-se na Fordham University em 1974 e hoje é apontado pela revista Forbes como o executivo mais bem pago do EUA.

Edson Bueno, presidente da Amil, será o primeiro conselheiro estrangeiro a fazer parte do grupo de conselheiros da empresa americana. Ficará à frente da ” nova ” Amil por mais cinco anos, promovendo a transição. O acordo é estimado em mais de 9,9 bilhões de reais e pode ter reflexo na venda dos 23% da Dasa – Diagnósticos da América, pertencentes a Bueno e sua ex-esposa.

A grande movimentação de aquisições e fusões é característica do setor americano de saúde; somente nos últimos dois anos a UHC comprou mais de 15 empresas. Esta é a segunda maior aquisição da UnitedHealthcare Group desde 2003. Em 2005 havia adquirido a PacificCare Health por 9,2 bilhões de dólares. A compra da Amil demonstra a busca por novos mercados fora do país de origem, e se junta a outros negócios anunciados recentemente em países como Austrália, China, India, Europa e Reino Unido.

Os números da UHG são bem animadores. Recentemente a empresa divulgou o balanço do terceiro trimestre e a receita fechou em US$ 27,3 bilhões, o mesmo valor registrado no trimestre anterior, em junho. O lucro em operações ficou em US$ 2,6 bilhões, enquanto a margem líquida é de 5,7%.

 

VEJA TAMBÉM