Mundo | 16 de junho de 2015

Confirmada 19ª morte por MERS

O número de infectados pelo novo coronavírus subiu para 154
Confirmada 19ª morte por MERS

A Coreia do Sul confirmou, dia 16 de junho, mais três mortes em decorrência da pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), totalizando 19 vítimas. Já são 154 pessoas infectadas pelo coronavírus no país asiático e 5,5 mil pessoas em quarentena, o que o torna o segundo mais afetado pela epidemia, atrás apenas da Arábia Saudita, onde o primeiro sul-coreano contraiu a doença em maio.

O coronavírus MERS, contra o qual não existe tratamento nem vacina, apresenta uma taxa de mortalidade de quase 35%, segundo a OMS. A situação tem causado pânico na Coreia do Sul. Casos do vírus foram reportados em até 55 centros de saúde em todo o país e pelo menos cinco deles fecharam suas portas para novos pacientes.

O MERS (sigla em inglês para síndrome respiratória por coronavírus do Oriente Médio), segundo a OMS, está sendo transmitido pelo contato entre as pessoas. Segundo especialistas, ainda não está claro por que algumas pessoas desenvolvem formas mais leves da doença, que pode causar infecções respiratórias em humanos e animais. Pacientes apresentam febre, tosse e problemas respiratórios. O vírus gera pneumonia e, às vezes, falência dos rins. A maioria dos infectados (desde os primeiros registros, em 2012) são homens mais velhos, geralmente com problemas de saúde pré-existentes.

VEJA TAMBÉM