Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 17 de julho de 2019

Como as transformações digitais mudarão o mercado da saúde?

Entrevistamos Cristiano Englert da aceleradora Grow+. Ele será um dos palestrantes do "Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva" que ocorre no dia 2 de agosto, em Porto Alegre
Como as transformações digitais mudarão o mercado da saúde

A terceira edição de 2019 do Seminários de Gestão, terá como tema Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva. O evento ocorrerá no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre), no dia 2 de agosto. O Seminários de Gestão é promovido pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). As inscrições podem ser realizadas através deste link. Para a inscrição de grupos, com pacotes promocionais, envie um e-mail diretamente para o administrativo@fehosul.org.br


O patrocínio desta edição é do  Banrisul; dos laboratórios farmacêuticos AstraZenecaAstellasBristol-Myers Squibb e MSD; e da Unimed Porto Alegre. A certificação será concedida pela faculdade Fasaúde/IAHCS, e os apoiadores são IAHCS AcreditaçãoCBEXs e portal Setor Saúde – veículo de comunicação oficial do evento.


Principais pontos a serem discutidos na palestra “Healthtechs Gerando Valor em Saúde

A palestra Healthtechs Gerando Valor em Saúde será conduzida pelo médico Cristiano Englert, co-fundador e CMO da aceleradora especializada em saúde, Grow Plus Ventures (GROW +). A aceleradora tem reconhecida trajetória na área e lançou recentemente uma parceria com a PUCRS, o projeto Bio.Hub que reúne o Tecnopuc, o InsCer/RS, o Hospital São Lucas (HSL), além das Escolas da Universidade.

Segundo o médico especializado em inovação e em heathtechs (startups de saúde), a tecnologia pode ser uma aliada importante na busca por soluções de problemas que afetam o mercado da saúde.


“ Na palestra, vou abordar os problemas atuais da saúde, como os custos, cada vez maiores, a expectativa de vida, que está cada vez mais alta, acarretando doenças crônicas que elevam as despesas e até mesmo prejudicam a qualidade de vida. Vamos discutir como podemos mudar esse cenário através da tecnologia e do empreendedorismo. A saúde vai sofrer essa disrupção*. Muitas delas serão impulsionadas por pequenas empresas, assim com pelas grandes, ou seja, startups e gigantes como Apple, Amazon e Google, que estão cada vez mais fortes [e investindo] na área da saúde. A palestra irá abordar essas transformações. Como as startups estão agindo para solucionar problemas da saúde, desde diagnósticos, auxiliar na tomada de decisão dos médicos, até mesmo resolver processos dentro do hospital, conseguir melhorar riscos e trazer mais segurança aos pacientes”, explicou.


Conceito de disrupção

Cunhado por Clayton M. Christensen, professor de Administração na Harvard Business School, o conceito de disrupção (teoria de Inovação Disruptiva) se baseia em gerar uma ruptura com os serviços e produtos tradicionais existentes, entregando soluções inéditas, novas demandas e mercados. Um exemplo prático deste conceito é o UBER, que vem mudando a forma de mobilidade em todo o mundo.

08_02_Inovacao_Gestao_Disruptiva_Artes_Bristol_Cbexs_Englert_SS

PROGRAMAÇÃO (2 de agosto, Porto Alegre/RS)

12:10 [ RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO ]

13:00 [ ABERTURA ] Cláudio José Allgayer (Presidente da FEHOSUL e ONA. Vice-Presidente da Confederação Nacional de Saúde CNSaúde)

13:10 [ NOVAS FRONTEIRAS DA MEDICINA: MEDICINA DE PRECISÃO E TERAPIAS GENÉTICAS ]

Dirce Maria Carraro (Líder do Laboratório de Biologia Molecular e Genômica do A.C.Camargo Cancer Center, de São Paulo)

14:00 PERGUNTAS

14:10 [ Geração de Negócios na Área da Saúde: case BioHub PUCRS ]

Carlos Klein (Líder do projeto do BioHub PUCRS de Inovação nas Ciências da Vida )

15:00 PERGUNTAS

15:10 INTERVALO

15:40 [ APLICATIVOS INOVADORES GERANDO MELHORES EXPERIÊNCIAS PARA O PACIENTE ]

Salvador Gullo Neto (CEO do App Dr. Rafael e especialista em inovação)

16:10 [ HEALTHTECHS GERANDO VALOR EM SAÚDE ]

Cristiano Englert (Co-fundador e CMO da Grow Plus Ventures/GROW +)

16:40 DEBATE

17:10 ENCERRAMENTO

INSCREVA-SE

08_02_Inovacao_Gestao_Disruptiva_Artes_SS_Novo

Obs.: programação atualizada em 29/07

VEJA TAMBÉM

Evandro Luis Moraes toma posse como Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS

Em solenidade realizada no auditório do Instituto do Cérebro (InsCer) nesta quarta-feira (19), o novo Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Evandro Luis Moraes tomou posse. Moraes passa a integrar a alta administração ao lado do diretor-adjunto, Irmão Marista Valdícer Fachi; do diretor técnico, Dr. Fabiano Ramos; da diretora assistencial, Profa. Dra. Janete Urbanetto; e

MPRS e Hospital Moinhos firmam parceria pioneira para oferecer cirurgias reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Hospital Moinhos de Vento oficializaram, nesta terça-feira (18), uma atuação conjunta para disponibilizar cirurgias plásticas reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos. Pela primeira vez, uma ação une um hospital de referência e o Ministério Público em um programa que integra conhecimento especializado, responsabilidade social e trabalho voluntário.

FEHOSUL abre inscrições para o SEMINÁRIOS DE GESTÃO que ocorre no dia 5 de dezembro, na AMRIGS

A FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS) e a AHRGS (Associação dos Hospitais do RS), abriram as inscrições para a segunda edição do Seminários de Gestão de 2025.  Com palestrantes de renome e assuntos variados, esta edição discutirá temas como a qualidade, experiência do paciente e valor em saúde; Reforma Tributária e o impacto nos prestadores; inteligência