Gestão e Qualidade | 14 de novembro de 2023

Com crescimento orgânico de 16,8%, Viveo totaliza R$ 2,8 bi de receita líquida

Resultado obtido no terceiro trimestre é 25,1% superior ao mesmo período do ano passado.
Com crescimento orgânico de 16,8%, Viveo totaliza R$ 2,8 bi de receita líquida

Com a missão de simplificar o mercado da saúde, a Viveo comunicou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o balanço financeiro referente ao 3T23 e acumulado dos nove primeiros meses do ano.  A companhia registrou receita líquida com crescimento orgânico de 16,8% no 3T23, totalizando R$ 2,8 bilhões, ou seja, 25,1% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Os destaques positivos no 3T23 foram a retomada do crescimento duplo dígito no canal de hospitais e clínicas, em especial na distribuição de medicamentos de alto custo, além do canal de serviços, que apresentou crescimento orgânico de 31,3%, o maior entre os canais, principalmente puxado pelas empresas de manipulação, com as vendas de bolsas de quimioterapia e nutrição.

A aceleração da receita líquida e o controle das despesas nesse trimestre contribuíram para que o EBITDA Ajustado atingisse R$ 250,8 milhões no 3T23, um aumento de 32,9% em relação ao 3T22, com margem EBITDA Ajustada de 8,8% no período. O fortalecimento do ecossistema e a execução com disciplina de ações estratégicas, como a simplificação operacional e a captura de sinergias, são alguns dos motivos apontados pela empresa como responsáveis por este resultado.

LEONARDO BYRRO

Aspectos conjunturais

“Os nove primeiros meses de 2023, incluindo o terceiro trimestre, foram marcados por alguns desafios como o recuo nos preços dos medicamentos; a cadeia ainda se ajustando no pós pandemia, principalmente com estoques; as altas sinistralidades das operadoras, alongando os prazos de pagamento; a pressão de custos e a piora do ciclo caixa no setor e a manutenção da taxa de juros em patamares elevados. Ainda assim, conseguimos contornar esses aspectos conjunturais, e fechamos o trimestre com Lucro Líquido Ajustado de R$ 65,8 milhões, um aumento de 12,6% em relação ao mesmo período do ano anterior; sinalizando o quanto o ecossistema tem se consolidado como parceiro estratégico do setor da saúde”, aponta Leonardo Byrro (FOTO), CEO da Viveo.

Para o executivo, o esforço de expansão na oferta de produtos e serviços ajudaram a consolidar a Viveo como um dos mais importantes parceiros, tanto nos fornecedores estratégicos, quanto nos principais operadores de saúde do Brasil. A conclusão do processo de Oferta Pública de Ações (follow-on), que aconteceu em agosto e capturou cerca de R$ 1,2 bilhão com R$ 778 milhões de primária para reforçar o caixa da companhia, contribuiu para a redução da alavancagem de 2,67x (dívida financeira líquida / EBITDA ajustado proforma) no trimestre imediatamente anterior para 1,80x.

VIVEO FOLLOW ON

Incorporações das empresas adquiridas

Outra frente importante para a Companhia em 2023 são as incorporações das empresas adquiridas, que têm o objetivo de reduzir custos, aumentar a sinergia nos negócios e otimizar as estruturas societárias da Companhia. Ao longo de 2023 foram realizadas mais de 17 incorporações, com destaque para a incorporação das empresas CM PFS Hospitalar Holding Ltda e Expressa Distribuidora de Medicamentos Ltda no terceiro trimestre do ano, que transcorreram sem quaisquer rupturas ou interrupção significativa no fornecimento aos clientes. As empresas somavam faturamento superior a R$ 2,5 bilhões, mais de 15 mil clientes, 1,8 mil fornecedores e de 4 mil produtos ofertados.


 PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Destaques 

A Viveo encerrou o 3T23 com ciclo caixa de 51 dias, uma evolução positiva em relação ao 2T23, explicada, em sua maior parte, pela melhoria de 6 dias na gestão de estoques. Esse resultado deve-se ao esforço da Companhia ao longo de 2023 na agenda de simplificação operacional, que possibilitou ter mais controle e visibilidade de estoque.


Em 2023, a Viveo investiu cerca de R$ 15 milhões em soluções logísticas nos seus Centros de Distribuição e seguiu com a implantação do novo sistema de gerenciamento, o Warehouse Management System (WMS), em 14 deles, com a expectativa de conclusão nos demais para o primeiro semestre de 2024. A solução dita o ritmo de trabalho da operação, indicando o melhor e o mais rápido caminho para coleta dos produtos.


Em novembro deste ano, também foi anunciada a criação de uma plataforma de CRM integrada em conjunto com a Salesforce, visando eficiência operacional, simplificação de processos, integração de informações e gestão mais estratégica dos clientes.


ESG: Com base no propósito de “Cuidar de Cada Vida”, a Viveo conduziu um estudo aprofundado para desenvolver um plano em ESG e desde 2021 já investiu mais de R$ 65 milhões em projetos focados na melhoria do impacto social, do meio ambiente e de governança. Em setembro, a Viveo tornou-se signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção do Instituto Ethos, assumindo o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders a fim de que seja cumprida integralmente.

Viveo

A Viveo é um ecossistema que reúne empresas especialistas que atuam desde a fabricação de produtos e distribuição de materiais e medicamentos até a gestão de estoque e serviços para seus clientes e consumidores finais. É composta pelas empresas: Mafra, Tecnocold Vacinas, Prevena, Cremer, Flexicotton, FW, Daviso, Heathlog, Mafra Especialidades, Humania, Boxifarma, Far.me, Famap, Life, Nutrifica e Pro Infusion e dona das marcas Embramed, Cremer, Topz, Bellacotton, Salvelox, Piquitucho e FeelClean.

 



VEJA TAMBÉM