Gestão e Qualidade | 15 de março de 2019

Com a maior pontuação entre hospitais brasileiros, Enfermagem do Moinhos conquista certificação inédita na região Sul

Certificação estimula as boas práticas de assistência
Com a maior pontuação entre os hospitais brasileiros, Enfermagem do Hospital Moinhos conquista certificação inédita na região Sul

O Hospital Moinhos de Vento é a primeira instituição na região Sul certificada com o Selo de Qualidade do Sistema Cofen-Coren. O anúncio aconteceu na quinta (14), no anfiteatro Hilda Stürm, com a presença de representantes dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e lideranças da Instituição. A certificação estimula as boas práticas de assistência e reconhece o hospital e seus profissionais de enfermagem.

Nove hospitais brasileiros já passaram pela avaliação e oito obtiveram a certificação até o momento. O Moinhos de Vento foi avaliado de 12 a 14 de março. Todas as unidades de enfermagem do hospital foram auditadas.

Maior nota dentre os hospitais avaliados no Brasil

O hospital obteve pontuação 535 pontos, o que representa 97,8% de conformidade, a maior nota dentre todos os hospitais já avaliados no Brasil. Conforme a instituição hospitalar, o feito inédito é resultado de uma série de diferenciais, como a excelente qualidade técnica dos profissionais e um modelo assistencial sólido centrado no paciente.

O Superintendente Executivo Mohamed Parrini enfatiza que este é um reconhecimento muito importante para a instituição. “Muito mais do que uma certificação, traduz o legado da equipe da Enfermagem Moinhos, desde a fundação do hospital no início do século XX, com a presença das Schwesters alemãs”, observa.

“O cuidado assistencial sempre foi uma marca institucional e o selo de qualidade do sistema Cofen-Coren-RS é o símbolo deste comprometimento da equipe e reflete o trabalho executado há mais de nove décadas na Instituição”, complementa.

A Superintendente Assistencial Vânia Röhsig salienta que a certificação demonstra a qualidade do cuidado realizada pelos profissionais de enfermagem capacitados tecnicamente, com olhar centrado na pessoa, alinhado à estratégia do HMV.

Diretorias do Coren e do Hospital Moinhos de Vento

Diretorias do Coren e do Hospital Moinhos de Vento

xxx

O Superintendente Administrativo Evandro Moraes, presente na cerimônia, comentou que essa é “uma conquista de toda a equipe de enfermagem e temos certeza que muitas outras estão por vir”. Os avaliadores também ressaltaram o pioneiro modelo de tratamento e transformação de resíduos hospitalares adotado na instituição, liderado pela equipe de Evandro.

A gerente de Enfermagem Rubia Maestri agradeceu o envolvimento de todos os profissionais e a parceria com o Coren-RS e Cofen na melhoria contínua dos processos de assistência na instituição. “Estamos muito felizes com essa conquista, que reflete a nossa busca contínua pelo melhor cuidado e pelo empoderamento da equipe de enfermagem”.

Segundo informações do site do Cofen, para conseguir a certificação, as instituições são avaliadas em seis dimensões:

Ações gerenciais sistêmicas

Estrutura organizacional

Aspectos operacionais

Infraestrutura

Gestão de pessoas

Responsabilidade social

Selo_Qualidade_Cofen

 

VEJA TAMBÉM

INOVAÇÃO

Pesquisadores do Hospital de Clínicas e UFRGS obtêm patente de próteses de ouvido

Os pesquisadores do Serviço de Otorrinolaringologia, da Engenharia Biomédica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da empresa Promm desenvolveram dois modelos de minipróteses à base de titânio, que permitem a reconstrução parcial ou total das estruturas responsáveis pela transmissão sonora na orelha média (ossículos da

Santa Casa é pioneira no RS em utilizar suporte respiratório extracorpóreo em crianças com sucesso

Durante 10 dias, uma criança de apenas três anos foi submetida ao uso de oxigenação por membrana extracorpórea no Hospital da Criança Santo Antônio da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Graças ao ECMO (Extracorporeal Membrane Oxygenation), o pequeno Davi sobreviveu após uma cirurgia cardíaca complexa e delicada, realizada em janeiro, que resultou na perda da função do seu

Hospital Moinhos apresenta resultados dos Projetos UTI Visitas e Qualidade de Vida Pós-UTI

O Hospital Moinhos de Vento apresentou na sexta-feira (22), em evento realizado em Brasília, os resultados obtidos em dois estudos coordenados pela instituição: UTI Visitas, e Qualidade de Vida Pós-UTI. Ambos integram o projeto de apoio Estratégias para Segurança e Qualificação do Cuidado do Paciente Crítico – Visita Ampliada e Continuidade do Cuidado Pós-Alta Hospitalar, desenvolvido em parceria