Mundo | 11 de janeiro de 2017

“Cérebro” e “crânio” em miniatura encontrados dentro do ovário de adolescente

Tumor é conhecido por desencadear problemas psicológicos
Cérebro e crânio em miniatura encontrados dentro do ovário de adolescente

Ao realizar uma apendicectomia (retirada do apêndice) em uma menina de 16 anos, cirurgiões japoneses descobriram um tumor – chamado de teratoma – de ovário contendo pedaços de pelos, uma fina placa de osso e um cérebro em miniatura. Teratomas são tumores compostos de tecidos, como cabelos, músculos e ossos. Ocorrem com maior frequência nos ovários em mulheres.

Com apenas quatro polegadas (10 cm) de diâmetro, o teratoma somente pôde ser encontrado em função de uma cirurgia para a retirada do apêndice na adolescente. A intervenção revelou aglomerados de cabelos gordurosos e emaranhados, em uma estrutura semelhante a um cérebro de uma polegada de largura (3 cm), coberta por um crânio fino e rudimentar.

A menina não sentia quaisquer sintomas. Estes tipos de tumores são conhecidos por desencadear problemas psicológicos, tais como mudanças de personalidade, paranoia, confusão, agitação, convulsões e perda de memória. Isso provavelmente acontece como resultado do corpo tentar se livrar da matéria do “cérebro alienígena” – mas ao fazê-lo, monta um duplo ataque que também afeta o cérebro.

Os teratomas costumam ser em maior parte das vezes benignos, podendo ser removidos com cirurgia. A menina teve o tumor removido, e se recuperou de forma completa, segundo publicado pela revista New Scientist.

As células do cérebro já foram encontradas anteriormente em teratomas ovarianos, mas conforme disse ao New Scientist o pesquisador japonês Masayuki Shintaku, do Shiga Medical Centre for Adults, é extremamente incomum que eles se organizam em estruturas quase perfeitas como a de um cérebro. Incrivelmente, o mini cérebro era capaz de transmitir impulsos elétricos entre neurônios, assim como em um cérebro normal.

VEJA TAMBÉM