Tecnologia e Inovação | 14 de maio de 2013

Bruno Born utiliza nova técnica para cirurgia de joelho

Procedimento é indicado para reconstrução de ligamentos
Bruno Born utiliza nova técnica cirúrgica para cirurgia de joelho

O Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, realizou recentemente uma cirurgia para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho utilizando a técnica ACL TIGHT ROPE com GraftLink. O procedimento, efetuado em atleta de 23 anos, foi realizado pelo médico ortopedista e cirurgião de joelho, que integra o corpo clínico do HBB, Dr. Odon Luiz da Silveira Filho. A cirurgia é considerada inédita no Sul do País.

O ACL TIGHT ROPE é um dispositivo de fixação femoral e/ou tibial, em botão de titânio, com 12mm de comprimento, 3mm de largura e 2mm de espessura.  Este implante foi desenvolvido para uso da técnica de fixação anatômica dos ligamentos cruzado anterior e posterior. Sua fixação se dá em osso cortical, que é a camada compacta que forma a porção externa dos ossos, dispensando o uso de parafusos para fixação do enxerto.

Segundo o médico responsável pelo procedimento, esta cirurgia é considerada uma das técnicas mais modernas e avançadas para reconstrução do LCA, pois permite que a mesma seja feita All-Inside (todo dentro), isto é, a realização dos túneis ósseos, tanto do fêmur, como da tíbia, são feitos de dentro para fora da articulação do joelho, sob visão direta na tela da TV.

De acordo com o Dr. Odon, com a técnica, são feitos túneis incompletos, tipo soquete, sem quebrar a parte de fora do osso, com a broca retrógrada. Um dos benefícios para o paciente é no pós-operatório, já que ele sentirá menos dor e, mantêm-se os túneis (soquetes) fechados, evitando a comunicação da parte interna com a externa da articulação do joelho, diminuindo assim a chance de contaminação.

O médico responsável pela primeira cirurgia desse tipo no HBB ainda ressaltou que a técnica é minimamente invasiva, além de diminuir os riscos de infecção com uma maior rapidez na recuperação.

VEJA TAMBÉM