Gestão e Qualidade | 4 de março de 2013

Bruno Born apresenta novo projeto para as UTIs Pediátrica e Neonatal

Centro de Maternidade tem o foco no parto humanizado e irá tornar o HBB referência estadual
HBB apresenta novo projeto para as UTIs Pediatrica e Neonatal

O Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, anunciou nesta segunda-feira, 4, o projeto de criação de um Centro de Maternidade que terá UTI Pediátrica, Neonatal e para gestante, Centro Obstétrico, Unidade de Internação Pediátrica e ambulatório.

Com área total de 1,7 mil m² e investimento de mais de R$ 6 milhões o Centro de Maternidade terá três andares. A UTI Neonatal e a UTI Pediátrica terão dez leitos cada uma. O projeto arquitetônico, com foco na humanização do parto, terá áreas e equipamentos para realizar o parto com a família. Os espaços de parto normal e cesariana serão interligados para que se tenha uma estrutura cirúrgica quando necessário.

A meta da instituição é reduzir a quantidade de cesarianas, hoje estimada em 65% dos nascimentos no HBB.

Com a criação deste Centro, o HBB torna-se referência em alta complexidade de gineco-obstetrícia e em gestação de alto risco, aumentando sua área de abrangência de atendimento, atingindo cerca de 350 mil habitantes. O presidente do HBB, Claudinei Fracaro, também argumenta que a casa de saúde está melhorando o projeto da UTI Pediátrica para atender as normativas legais estabelecidas em portarias do Ministério da Saúde.

“Iremos assumir mais responsabilidades, mas é pelo bem da comunidade”, destaca Fracaro. O início das obras depende dos valores arrecadados. “Com os valores em mão, em dez meses pretendemos concluir a UTI Pediátrica”, explica o presidente. A obra de readequação da UTI Neonatal inicia quando a Pediátrica estiver finalizada.

 

VEJA TAMBÉM