Gestão e Qualidade | 12 de janeiro de 2021

Associação Educadora São Carlos, mantenedora do Hospital Mãe de Deus, apresenta nova Diretoria 

Walmir Moraes assume como diretor-executivo-corporativo e Maximiliano Marques como diretor-executivo da Saúde Pública
Sistema de Saúde Mãe de Deus apresenta nova Diretoria 

A Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Hospital Mãe de Deus, anunciou os novos titulares para os principais cargos de liderança. Para a relação com o mercado, foram apresentados Walmir Batista de Moraes, como diretor-executivo-corporativo, e Maximiliano das Chagas Marques, como diretor-executivo da Saúde Pública. Segundo a AESC, ambos trazem ampla experiência no segmento da Saúde, o mais desafiado no contexto da pandemia da Covid-19, e no qual estão concentradas as maiores operações da Associação. A instituição mantém quatro hospitais no RS, o Mãe de Deus (Porto Alegre), o Nossa Senhora dos Navegantes (Torres), o Santa Luzia (Capão da Canoa) e o Santa Ana (Porto Alegre) – com aproximadamente 800 leitos – e quatro centros de atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), além de três colégios e um centro voltado ao atendimento ao migrante.

Com sede em Caxias do Sul, a AESC é a personalidade jurídica da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. As associadas elegeram, em dezembro de 2020, sua nova Diretoria para o triênio 2021-2023, composta pela Irmã Lucia Boniatti, no cargo de diretora-presidente, Irmã Elena Ferrarini, como diretora-vice-presidente, e Irmã Lourdes Terezinha Barbieri, na função de diretora-financeira.

Irmã Lucia Boniatti

“Minhas premissas de gestão serão a inovação, o relacionamento com parceiros e o desenvolvimento dos colaboradores, para que possamos obter ainda mais robustez nos diversos serviços da mantenedora”, diz a Irmã Lucia Boniatti, diretora-presidente da AESC.

Boniatti AESC

Com mais de 55 anos dedicados à causa das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, Irmã Lucia Boniatti preside a AESC pela terceira vez. À época, entre 1993 e 1999, a instituição era denominada Sociedade Educadora e Beneficente do Sul (SEBS). Gestora e educadora com trajetória de sucesso e amplo reconhecimento social, Irmã Lucia conquistou importantes certificações internacionais à frente da presidência do Hospital Mãe de Deus, instituição que preside desde 2006.

Mestra em Administração de Empresas, pela UFRGS, e Licenciada em Matemática, pela Universidade de Caxias do Sul, tem como lemas de vida educação, saúde, humanização e solidariedade. Nesse novo momento da AESC, irá contribuir com sua experiência administrativa e levando para o dia a dia o carisma da Congregação. “Nesta nova passagem frente à AESC, minhas premissas de gestão serão a inovação, o relacionamento com parceiros e o desenvolvimento dos colaboradores, para que possamos obter ainda mais robustez nos diversos serviços da mantenedora e estejamos integrados às tendências dos negócios, em especial saúde e educação”, destaca.


Além do olhar na gestão, em conjunto com os executivos, Irmã Lúcia atuará no reforço da identidade congregacional, fortalecendo a espiritualidade, o carisma e a missão da Congregação aos colaboradores e todos os que utilizam os serviços. “Há 125 anos a Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas possui forte atuação no trabalho com migrantes ao redor do mundo. Acolher as pessoas e suas diferentes culturas está no nosso DNA. É este carisma que vamos fortalecer nas relações com todos que fazem parte da mantenedora”, projeta.


Walmir Batista de Moraes

O paulistano Walmir Batista de Moraes, 61 anos, engenheiro pela Universidade Mackenzie, com MBAs em Economia na Saúde e Liderança Empresarial, chega ao RS com sólida experiência na gestão hospitalar no estado de São Paulo, especialmente nas áreas Administrativa e Financeira. Seus principais vínculos foram como diretor corporativo de operações da Associação Congregação de Santa Catarina – com atuação nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Atenção ao Idoso, e como diretor Administrativo-Financeiro do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama, em Santo André (SP).

Walmir Batista de Moraes

De acordo com Moraes, mudar de estado representa um desafio e um aprendizado, tanto pelo conhecimento da AESC quanto do mercado do RS. “No Sul, a saúde é segmentada e há muitas peculiaridades. Será um período de adequação para compreender como o mercado funciona e contribuir para o resultado da entidade. Atuo há 20 anos nesse segmento, incluindo instituições filantrópicas, onde resultado é importante, mas não a qualquer custo. Existe a noção do lucro social, com um olhar mais humanizado e beneficiando pessoas menos assistidas”, analisa.

Pessoalmente, Moraes revela que a vinda para Porto Alegre representa qualidade de vida, almejada há algum tempo. Casado com a terapeuta Christina Conde, com quem tem quatro filhos, acerta os últimos detalhes para se estabelecer com a esposa na Capital. “Pensava em sair de SP e agora isso se concretiza com um desafio profissional. É uma honra fazer parte desse projeto. Uma Congregação séria, que faz o que diz, com ética e responsabilidade social. Ajudar nessa caminhada me motiva muito. ”


Maximiliano das Chagas Marques

Com formação acadêmica centrada na saúde, Maximiliano das Chagas Marques retorna à AESC após passagens pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, onde assumiu o cargo de diretor de Saúde Mental. Gaúcho de São Leopoldo, é doutor e mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos, onde também fez graduação em Enfermagem, formação complementada com a especialização em Gestão de Projetos e Investimento em saúde, pela Fiocruz. Entre 2006 e 2018 trabalhou na AESC como consultor técnico para Saúde Pública e, por último, como coordenador de Filantropia e Registros. Nessa função, foi um dos líderes na implementação do inovador Hospital Santa Ana, 100% SUS, inaugurado em 2018 pela mantenedora, acrescentando 203 leitos à Capital.

Maximiliano das Chagas Marques

Marques tem com premissas pessoais o foco no fluxo de valor para as pessoas, que traduz como segurança, qualidade e humanização nas entregas. Valoriza a experiência do usuário, redes de serviços e cadeias de cuidado, a partir de informações populacionais e epidemiológicas, bem como aplicação de ferramentas para a maximização de resultados.

“Considero importante haver conexão com a instituição e seus serviços, sua história, pois isso nos vincula a um espírito de 125 anos da Congregação, de atuação em favor das pessoas, como os migrantes e itinerantes. Isso permite nos transformarmos nessa história, sermos parte de um projeto coletivo, que existirá pelos próximos 125 anos e mais. Pela entrega de valor nos convertemos em pessoas relevantes para a sociedade, engajadas em um espírito sociopolítico”, destaca o novo diretor da Saúde Pública.


AESC: 4 mil empregos e 200 mil pessoas beneficiadas

Presente em seis cidades do Rio Grande do Sul, a AESC foi fundada em 1962 e conta com aproximadamente 4 mil profissionais. A organização mantém os hospitais Mãe de Deus e Santa Ana, em Porto Alegre, Santa Luzia, em Capão da Canoa, e Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres. Dispõe, ainda, de quatro CAPS AD em Porto Alegre,  incluindo o único CAPS AD nível IV do Brasil, com atendimento psiquiátrico 24h; os colégios São Carlos, em Caxias do Sul, Nossa Senhora de Lourdes, em Farroupilha, e São Carlos, em Santa Vitória do Palmar; além do Centro de Atendimento ao Migrante, em Caxias do Sul, com foco na causa originária da Congregação. Essas unidades atendem mais de 200 mil pessoas por ano.

A instituição possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) abrangendo as áreas de Saúde, na qual 60% dos atendimentos são voltados ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio dos hospitais Santa Ana, Santa Luzia, Nossa Senhora dos Navegantes e dos CAPS AD, e de Educação, com a destinação de bolsas integrais e parciais nos três estabelecimentos de ensino.

Para saber mais sobre a AESC, acesse o Relatório de Gestão 2013-2020.

 Com informações AESC. Edição SS.

 

 



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