Gestão e Qualidade | 2 de janeiro de 2023

As conquistas de 2022 e os projetos do Hospital Ernesto Dornelles para este ano

Odacir Rossato é o quinto entrevistado da Série Especial do portal Setor Saúde
As conquistas de 2022 e os projetos do Hospital Ernesto Dornelles para este ano

Em 2022 o Hospital Ernesto Dornelles completou seis décadas de atuação. O ano também fica marcado pelo pioneirismo, conquistas e certificações conquistadas. Conforme o superintendente executivo Odacir Vicente Binotto Rossato, 2023 será de grandes consolidações de projetos, com inaugurações de novos serviços, implantação de novos eixos de trabalho como o ESG, fortalecimento e formação de novas parcerias. O executivo é o quinto entrevistado da série especial do portal Setor Saúde, iniciativa que apresenta a análise de lideranças de hospitais e operadoras sobre temas relacionados à gestão e ao setor da saúde.

Rossato detalha as conquistas do ano que passou e apresenta os principais investimentos previstos para o ciclo 2023. Ele aborda ainda tendências e inovações que ditarão os rumos da saúde nos próximos anos e como a organização enxerga a sua atuação diante de tais mudanças. Ele alerta sobre os gargalos e ineficiências que devem ser foco de atenção dos governos e organizações de saúde, e ainda, reforça a importância dos movimentos estipulados pelo Hospital para 2023, como por exemplo, o foco  em parcerias estratégicas. Confira.

 Desafios enfrentados e as conquistas mais relevantes de 2022

 “No ano em que comemorou 60 anos de atividade, o Hospital Ernesto Dornelles fortaleceu o seu compromisso em promover uma assistência qualificada por meio de novas parcerias, ampliação de Serviços e certificações da qualidade dos mesmos, driblando os contratempos econômicos do setor da saúde”, destaca Rossato.

“Nosso maior compromisso é atender com excelência os nossos pacientes, por isso, buscamos sempre as melhores soluções em saúde, evitando comprometer a qualidade assistencial devido às dificuldades encontradas neste ano.”

O superintendente executivo destaca algumas realizações em 2022:

Lançamento do Centro de Neurologia e Neurocirurgia

 “Aliando tecnologia, profissionais qualificados e assistência humanizada, o Centro oferece acompanhamento neurológico completo e com expertise em meningiomas, procedimentos de alta complexidade, como cirurgias da base de crânio e da coluna vertebral, neuroreabilitação, demências e diagnóstico não invasivo da dinâmica vascular cerebral.

“O CNNc foi concebido sob a perspectiva de o paciente ser o centro do cuidado, por isso disponibiliza um atendimento integral através de uma equipe multidisciplinar composta por neurocirurgiões, neurologistas, anestesistas, oncologistas, cardiologistas, radioterapeutas e neurointensitivistas.”

Conforme Rossato, no Centro de Neurologia e Neurocirurgia, o paciente encontra excelência para o cuidado com a sua saúde, com neurocirurgiões especialistas em cirurgias da base de crânio e da coluna vertebral; consultoria integrada em meningiomas; diagnóstico ambulatorial não invasivo da dinâmica vascular cerebral; equipe multidisciplinar renomada e especializada, e oferece as técnicas mais modernas de tratamento neurológico e neuroreabilitação.

Primeiro hospital do RS a utilizar tecnologia de monitoramento hemodinâmico não invasivo nos pacientes

 “Inovando e prezando por oferecer um atendimento ainda mais seguro aos nossos pacientes, iniciamos o uso da tecnologia “Starling”, um sistema não invasivo de monitoramento e manejo de fluidos, que também analisa a performance do coração.”

“O equipamento é uma alternativa à realização de procedimentos invasivos, reduzindo a exposição do paciente, os riscos de infecções hospitalares e outras complicações. Ele é utilizado em pacientes com diferentes tipos de choque, no pós-operatório e, principalmente, nos casos de sepse (infecção com inflamação generalizada)”, completa.

“Desenvolvido há cerca de 10 anos, o Starling foi lançado no Brasil, em 2020, pela Baxter e nós somos o primeiro hospital do Rio Grande do Sul a adquirir esta tecnologia. Inicialmente, ela será usada nas Unidades de Terapia Intensiva com perspectiva de expansão para o Centro Cirúrgico e o Serviço de Emergência.”

Pioneirismo no projeto de interoperabilidade em saúde

“O Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde do HED – CitS está atuando ativamente na pesquisa e no desenvolvimento de processos para a interoperabilidade assistencial, visando oferecer maior agilidade e qualidade no atendimento médico tanto para o paciente quanto para os profissionais de saúde, gerando maior assertividade na assistência.”

Certificação do Centro de Nefrologia e Diálise pela participação no Censo  Brasileiro de Diálise 2021

“O Centro de Nefrologia e Diálise (CND) recebeu um certificado da Sociedade Brasileira de Nefrologia pela participação no Censo Brasileiro de Diálise 2021. O envio dos dados epidemiológicos pelas instituições de saúde é voluntário e contribui para a obtenção das estatísticas nacionais na área de nefrologia.”

“Com os dados nacionais é possível entender o comportamento da doença entre os brasileiros e também realizar a comparação com outros países.”

hrf

Certificação de gerenciamento de indicadores de qualidade e desempenho na UTI

 “Nossas Unidades de Tratamento Intensivo receberam, novamente, o Selo de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho da Epimed Solucions. Este selo é entregue aos serviços que gerenciam seus indicadores de qualidade e desempenho em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada No 7 da ANVISA (RDC-7) de 24 de Fevereiro de 2010, através do sistema Epimed Monitor UTI Geral.”

Consolidação da parceria do HED com a Unicred Porto Alegre no Programa de Inovação e Empreendedorismo na Área da Saúde – Health Alliance

 Os Superintendentes do Hospital, Sr. Odacir Rossato e Dr. Ricardo Guterres, receberam a placa comemorativa do Health Alliance, o Programa de Inovação e Empreendedorismo na Área da Saúde da Unicred Porto Alegre. A placa foi entregue pelo presidente da cooperativa, Dr. José César Boeira.

“O HED, através do Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde – CITS, faz parte das instituições que integram a aliança, que tem por objetivo promover soluções inovadoras para a área da saúde”, explica Rossato.

 South Collab Health

 O Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde – CitS do Hospital Ernesto Dornelles faz parte do South Collab Health, um grupo colaborativo formado por hospitais, universidades, entidades e empresas que buscam fomentar a inovação na saúde no Rio Grande do Sul. O coletivo convida as organizações a serem protagonistas na construção de um futuro mais integrado, inteligente e conectado para a área. Por isso, como uma das primeiras

“Com estas informações será possível compreender quais as oportunidades de investimento e desenvolvimento para o setor, assim como conectar soluções e tecnologias para entregar um serviço de saúde mais qualificado e eficiente.”

Uma das 100 Marcas do Rio Grande lembradas pelo Grupo Amanhã

“O Hospital Ernesto Dornelles participou do livro 100 Marcas do Rio Grande, promovido pelo Grupo Amanhã. O livro retrata o cenário econômico estadual em uma genuína galeria de marcas e valores que seguem moldando a personalidade empreendedora do Rio Grande do Sul”, comemora.

hed amanha

Principais investimentos previstos para 2023?

“O Ernesto Dornelles está alinhado com as exigências e necessidades do mercado, por isso, o ano de 2023 será de grandes consolidações de projetos, desde inaugurações de novos Serviços, implantação de novos eixos de trabalho como o ESG, fortalecimento de parcerias e formação de novas.”

“Ainda em 2022, o Hospital iniciou o projeto da Comissão institucional de assuntos relacionados ao ESG, pela qual visa concentrar todas as iniciativas já realizadas e planejadas acerca da pauta do meio ambiente, social e de governança. Atualmente, a instituição já possui um portfólio de ações sociais e ambientais que visam contribuir para a manutenção da sociedade, alinhado ao planejamento estratégico institucional.”

Um importante inauguração está programada. “Para o próximo ano está prevista a inauguração do novo Centro de Traumatologia e Ortopedia HED, que proporcionará um atendimento ainda mais qualificado aos nossos pacientes, com mais recursos tecnológicos e com um corpo clínico renomado à frente do Serviço. Além disso, novas especialidades deverão ser incorporadas ao nosso Serviço de Emergência 24h,” anuncia.

Eficiência e acreditação

“O Ernesto Dornelles iniciou a implantação da filosofia do Lean em seus processos assistenciais e de apoio com a participação de profissionais da Direção, Gerências e Coordenações de diversas áreas e setores que serão envolvidos ao longo dos próximos dois anos em ações de consultoria, treinamento e auditorias para implantar, manter e estabelecer o Lean na cultura do Hospital.”

“Esta iniciativa tem como objetivos principais a promoção da gestão de processos, a otimização da gestão das Unidades de Negócios, a adequação da capacidade instalada ao mercado, além do Fortalecimento da Cultura da Excelência, conectados ao planejamento estratégico da Instituição”, adiciona.

“Corroborando para a melhor eficiência da Instituição, também estamos adequando nossos processos e atuando com base no Manual de Acreditação da ONA para o nível de excelência, ao qual nos submeteremos para avaliação no próximo ano”, diz Rossato.


PUBLICIDADE

Gestao-Financeira-Hospital-Receita-Hospitalar


Linhas de cuidados nas especialidades médicas

“O Hospital Ernesto Dornelles já atua, e fortalecerá em 2023, com base nas linhas de cuidados nas especialidades médicas, com a previsão de gestão dos protocolos estratégicos.”

“Assim, promovemos fluxos assistenciais ainda mais seguros e garantidos ao paciente, no sentido de atender às suas necessidades de saúde, o que significa unificar ações preventivas, curativas e de reabilitação e proporcionar o acesso a todos os recursos que o paciente necessita,” reforça.

Tendências e inovações que ditarão os rumos da saúde nos próximos anos

Para Rossato, “a exigência do mercado é valorizar a medicina baseada em eficiência, onde o paciente é visto numa linha de cuidados, monitorando os atendimentos primários, acompanhado quando houver uma necessidade de atendimento secundário ou terciário, e o após alta de forma continuada. As operadoras deverão estar juntos com os parceiros estratégicos minimizando desperdícios, evitando sobreposições diagnósticas e focada no desfecho.”

“A inovação em saúde na esfera pública e privada será acelerada pelo uso seguro e eficaz das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e deverá ser pautada pela busca de sustentabilidade por meio da entrega de valor em saúde, focando nos elementos componentes da qualidade do cuidado em saúde: eficácia clínica, segurança e experiência do paciente. A transformação digital e as tecnologias emergentes seguem na pauta do setor da saúde e serão fundamentais para impulsionar soluções relacionadas à melhoria da jornada do paciente, redução de custos e integração do cuidado.”

“O Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde do Ernesto Dornelles (CitS) surgiu no final do ano de 2019 com o objetivo de criar soluções que agreguem valor ao atendimento assistencial, otimizando processos e contribuindo para a melhor experiência do cliente no HED.”

cits hed

“O CitS trabalha com o conceito de inovação aberta e times multidisciplinares, formatando parcerias, criando soluções e compartilhando capital intelectual com o ecossistema de inovação em saúde. Essas premissas propiciaram a aliança com o Tecnopuc (Biohub), o que resultou na parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e o Hospital São Lucas (HSL) por meio da assinatura de um termo de cooperação para intercâmbio tecnológico, científico e de ensino”, reforça.

“Um dos diferenciais estratégicos para o desenvolvimento das iniciativas do CitS é a área de Tecnologia da informação do HED composta por especialistas de TI em saúde e que atuam de forma ininterrupta para alavancar a transformação digital do Hospital com o foco centrado nos colaboradores, pacientes e familiares que constituem a experiência do HED.”

“Em 2022, o Cits acelera um portfólio de sete startups, em sua maioria projetos compartilhados com o Hospital São Lucas da PUCRS, fomentando ações em colaboração e ampliando o ecossistema de inovação em saúde do RS e o HED se posiciona como hospital âncora do ecossistema em saúde fortalecendo as alianças entre os principais atores que fomentam inovação em saúde.”

“O portfólio de projetos do CitS ampara 20 projetos distribuídos em 3 dimensões (tecnológica, sustentabilidade e ensino) com foco na experiência do paciente, saúde populacional e redução de custos. O CitS também colabora diretamente na curadoria de players do mercado de saúde para o fomento de ideias baseadas em inovação aberta, tecnologia e empreendedorismo.”

Gargalos e ineficiências devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2023

Para o executivo, “o ano de 2023 será de grandes desafios econômicos para o ecossistema da saúde, o que exigirá dos gestores hospitalares e públicos ainda mais qualificação e apropriação sobre o setor para administrar as dificuldades, identificar oportunidades e evitar comprometer o acesso da população a uma assistência de qualidade.”

“Os principais pontos críticos a serem considerados para o ano que se aproxima são a alta taxa de sinistralidade, o aumento da inflação e a defasagem das tabelas de remuneração aos hospitais.”

‘O aumento da taxa de sinistralidade se constata devido à demanda reprimida de diagnósticos não realizados durante os dois primeiros anos de pandemia, onde os pacientes têm apresentado quadros mais graves no diagnóstico.”

A questão economica é outro ponto a ser observado. “A alta da inflação integra este hall de pontos críticos a serem considerados. O aumento de custos da operação dos hospitais coloca em alerta as esferas públicas e privadas de gestão, pois pode levar o sistema de saúde a um colapso.”

“Outro fator a ser analisado são as tabelas defasadas de repasses às instituições de saúde que impactam no rendimento das instituições hospitalares, resultando na retração de investimentos no setor e, numa conjuntura negativa, a inviabilidade da prestação do serviço.”

Conforme Rossato, em 2023, o Hospital Ernesto Dornelles atuará com mais afinco para promover uma assistência qualificada aos nossos pacientes e um ambiente de trabalho seguro e íntegro para os nossos profissionais.

lab hed

“Serão tempos de repensar estratégias, estabelecer prioridades, eliminar desperdícios em nossa operação, mas sempre focados na experiência dos nossos clientes, pacientes e seus familiares e colaboradores dentro do nosso Hospital.”

“O Ernesto Dornelles está aberto para o diálogo com o mercado e os demais players, pois entende o valor do trabalho colaborativo para a sustentabilidade do setor e a manutenção da qualidade da saúde em nosso Estado.”

“As adversidades não podem comprometer o nosso propósito que é cuidar de vidas. Por isso, estamos incessantemente investindo no cuidado, na segurança do paciente, em melhorias de infraestrutura, adequando processos e adotando melhores práticas.”

“Atuamos diariamente com foco no paciente, colocando-o no centro do nosso cuidado, bem como os familiares e colaboradores. Entendemos, conforme o nosso parceiro Safety 4 Me, que é necessário ouvir os pacientes para transformar o cuidado. No próximo ano, estaremos ainda mais dedicados em transformar vidas”, finaliza.

ODACIR ROSSATO HED perfil

PERFIL HED 23


Série Especial

Pelo quinto ano consecutivo, o portal Setor Saúde apresenta a série especial de entrevistas com executivos da saúde do Rio Grande do Sul. Neste ano, as matérias serão publicadas a partir do dia 27 de dezembro. Acompanhe as nossas redes sociais (facebooktwitterlinkedin) para ficar atualizado sobre as publicações ou acesse www.setorsaude.com.br.


 

 

 

 

 



VEJA TAMBÉM