Mundo | 13 de junho de 2013

Anticoncepcionais suspeitos de causarem 23 mortes

Produtos da Bayer estão relacionados a óbitos no Canadá
Anticoncepcionais suspeitos de causarem 23 mortes

Documentos do governo canadense divulgados pelo Departamento de Saúde (Health Canada) mencionam que os anticoncepcionais Yaz e Yasmin, ambos fabricados pela Bayer, têm relação com a morte de 23 mulheres. Mais da metade eram menores de 26 anos e a mais jovem era uma menina de 14 anos.

Em todas as mortes os medicamentos Yaz e Yasmin são suspeitos, segundo o relatório do Programa de Vigilância do Canadá. As vítimas faleceram subitamente, após desenvolverem coágulos no sangue.

Os óbitos estão entre as 600 diferentes reações colaterais notificadas entre as mulheres que tomam os contraceptivos, conforme o estudo da Health Canada feito entre 2007 e 2013.

Desde o início das pesquisas 333 mulheres que tomam Yasmin e 267 que optaram pelo Yaz apresentaram efeitos colaterais. O primeiro anticoncepcional é apontado como responsável por 15 mortes e o segundo, por oito.

Estima-se que uma em cada 10 mil mulheres que usem outros contraceptivos possa desenvolver coágulos de sangue. Com Yaz e Yasmin, a chance aumenta em três em cada 10 mil. As informações são do site Vancouver Sun.

VEJA TAMBÉM