Gestão e Qualidade | 7 de março de 2018

Alceu Alves da Silva assume vice-presidência da maior empresa brasileira de TI na saúde 

Paulo Magnus e Alceu Alves estão agora lado a lado no comando da MV
Alceu Alves da Silva assume vice-presidência da maior empresa de TI na saúde 

Alceu Alves da Silva, ex-superintendente executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus, de Porto Alegre (RS), anunciou em primeira mão ao portal de notícias Setor Saúde, a escolha de sua nova “casa”. Alceu Alves, que possui mais de 40 anos de experiência em gestão hospitalar e serviços de Saúde, agora ocupa a vice-presidência da empresa líder em sistema de gestão para a Saúde, a MV.

Segundo Alceu, a proximidade e a relação de amizade de longa data com o empreendedor e presidente da MV, Paulo Magnus, influenciaram na escolha. Sua rotina se dará em Recife, sede administrativa da empresa, além de São Paulo.

Para Alceu, a Saúde no Brasil vive um momento de importante transformação e não há possibilidade de manutenção dos mesmos moldes. “O envelhecimento rápido da população, o aumento da expectativa de vida e o crescimento dos custos com os serviços de Saúde são fatores que fazem parte do atual cenário desse segmento. Caso não haja uma intervenção sistêmica relacionada a organização e gestão, naturalmente os gastos chegarão em níveis insuportáveis. Mudanças serão inevitáveis, significativas e, sem dúvida, a tecnologia é um dos pilares para que elas aconteçam efetivamente na prática”, comenta.

Paulo Magnus, presidente da MV, explica que o cenário na Saúde é desafiador e pede uma gestão acurada, que garanta otimização de recursos, melhoria no atendimento ao paciente e aumento da eficiência operacional. “Diante desse contexto e do entendimento de que precisávamos de um reforço para continuar com a nossa missão de tornar a Saúde mais eficiente, humanizada e sustentável, professor Alceu, como gosto de chamá-lo, é com certeza um dos melhores nomes para trazer à MV uma nova visão de gestão da Saúde e o olhar de quem esteve de outros lados nesse segmento.”

Segundo nota oficial da MV “a partir de agora, a MV contribuirá ainda mais para que hospitais, clínicas, operadoras de planos de Saúde, unidades de Saúde Pública e centros de diagnóstico por imagem aumentem a compreensão sobre as necessidades que o futuro impõe e como a tecnologia e a gestão, tratadas de forma estratégica, podem embasar iniciativas que resultem no alcance de melhores resultados e na evolução do sistema para um modelo integrado, conectado.”

Os pilares da Saúde

Na visão do novo vice-presidente da MV, as alternativas que se têm para promover mudanças na área da Saúde estão ligadas à reorganização dos sistemas, à promoção, à prevenção e à profissionalização do setor. “O que nós pregamos e pode ser considerado a grande conexão entre a MV e o futuro do setor se resume em cinco pilares: acesso aos serviços, segurança do paciente, qualidade da assistência, produtividade e redução de custos. Todos eles ligados pela tecnologia”, explica Alceu. Reunindo e conectando as informações necessárias para o alcance desses pilares, a tecnologia possibilita a transformação digital da Saúde e a adoção de um novo modelo de gestão. “As soluções tecnológicas, como as da MV, precisam ser desejadas de forma estratégica pelo mercado, pois estarão sustentando as grandes estratégias institucionais.”

A MV foi fundada em 20 de julho de 1987, na cidade de Porto Alegre. Inicialmente oferecia serviços de faturamento de contas hospitalares. Nos últimos anos consolidou a expansão da atuação na América Latina e África, com clientes em operação no Brasil, Chile, México, República Dominicana e Angola. Sedimentou parceria com o fundo de investimentos Insight Venture Partners, fortalecendo a estratégia de consolidação e expansão global. Atualmente, tem em seu portfólio sistemas de gestão hospitalar, e vem investindo fortemente nas áreas de inovação e startups. A entrega de soluções de software integrado ERP (Enterprise Resource Planning), customizado para o setor saúde, é uma das ferramentas mais demandadas pelo mercado e aposta da empresa para os próximos anos. São mais de 1000 instituições e 375 mil usuários utilizando as soluções MV. 

Alceu Alves da Silva

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Administração Hospitalar pelo IAHCS, foi por 19 anos executivo do Hospital Mãe de Deus e do Sistema de Saúde Mãe de Deus. Por último, ocupou o cargo de Superintendente Executivo do grupo gaúcho. Alceu é atualmente presidente do Comitê Técnico da Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP), além de editor da Revista Observatório da entidade. Mantém a coluna Sistema e Gestão de Saúde, no portal de notícias Setor Saúde. Membro do Conselho de Administração da Rede de Hospitais Mater Dei, de Belo Horizonte (MG) e Hospital Anchieta de Brasília (DF), é igualmente Membro Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar – empossado em outubro de 1997. Foi Chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Saúde, Dr. Carlos César Albuquerque, no período de 18/12/96 à 20/03/98. Foi também Assessor Especial do Ministro da Saúde, Senador José Serra, no período de 20/03/98 à 30/09/98. Exerceu as funções de Vice-Presidente Administrativo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no período de 1988 a 1996 (afastou-se em função de cedência ao Ministério da Saúde no período em que ocupou cargos em Brasília). No campo da educação, é docente e colaborador da Faculdade de Tecnologia em Saúde (Grupo IAHCS), de Porto Alegre. Em 2017, recebeu o prêmio de CEO da Saúde do ano, concedido pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL). Alceu também foi presidente do Sindicato dos Hospitais de Porto Alegre (SINDIHOSPA), entidade patronal filiada à FEHOSUL.

Saúde do Futuro

Alceu Alves da Silva será coordenador dos debates do Seminários de Gestão: Saúde do Futuro, evento do Sistema FEHOSUL, SINDIHOSPA e AHRGS que ocorre em Porto Alegre, no dia 9. No programa do evento, estão lideranças como o Ex-cientista chefe da IBM, Fabio Gandour, que aborda o tema A Saúde do Futuro, o Diretor Médico do Hospital Pró-Cardíaco/RJ, Evandro Tinoco, que realiza a palestra O Hospital do Futuro, e um dos mais respeitados oncologistas do país, Dr. Paulo Hoff, da Rede D’Or São Luiz, que apresenta a Terapêutica do Futuro. O quarto palestrante será um nome indicado pela MV, principal patrocinadora do evento.

Com informações MV e Setor Saúde. 

VEJA TAMBÉM