Agenda Executiva em Saúde promove o primeiro workshop no interior do RS
Valores arrecadados com as inscrições e patrocínios foram destinados integralmente para os hospitais atingidos pelas chuvas que atingiram os Vales do Taquari e do Rio Pardo.Com renda integralmente destinada aos hospitais Roque Gonzales, localizado em Roca Sales (RS) e Beneficente Nossa Senhora Aparecida, situado em Muçum (RS), a Agenda Executiva da Saúde promoveu 1º Workshop Solidário da Agenda Executiva em Saúde do Vale do Taquari e Rio Pardo. Além de discutir a gestão hospitalar e assistencial, o propósito do evento foi angariar recursos para apoiar os dois hospitais, seriamente atingidos pelas chuvas em setembro. A cidade escolhida para receber as discussões e debates foi Teutônia (RS). O evento ocorreu na sexta-feira (10) no Auditório da Sicredi Ouro Branco.
O Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia, foi parceiro das atividades. “Para nós é uma honra receber hoje aqui em Teutônia executivos do Brasil inteiro para discutir eficiência, processos, qualidade e segurança assistencial. O Vale do Taquari possui 18 hospitais e os temas que estamos discutindo hoje são de extrema importância para elevar o nível de atendimento e da qualidade para os nossos pacientes. O foco solidário deste evento aumenta ainda mais a importância deste encontro”, destacou o diretor executivo do HOB, José Paulinho Brand.
PUBLICIDADE
Na abertura, Fernando Andreatta Torelly, CEO do hcor, presidente da Associação Voluntários da Saúde e idealizador da Agenda Executiva em Saúde agradeceu a acolhida da comunidade de Teutônia e a parceria com o Hospital Ouro Branco. Ele também falou dos objetivos do evento e anunciou que em 2024 será realizada a segunda edição do workshop em Teutônia. “A Agenda Executiva em Saúde tem como objetivo falar de temas relevantes e importantes para melhorar a gestão da saúde e dos cuidados dos pacientes. Nós já tivemos dois workshops em Porto Alegre e tivemos recentemente um em São Paulo. Este é o nosso quarto evento, o primeiro aqui em Teutônia. No dia 24 de novembro teremos o terceiro em Porto Alegre. A ideia é que no ano que vem tenhamos a segunda edição aqui em Teutônia. Queremos que Teutônia se torne o primeiro município do interior do Rio Grande do Sul a receber palestrantes de São Paulo e dos principais hospitais de Porto Alegre. A região do Vale do Taquari tem excelentes hospitais, universidades e profissionais que atuam na área de saúde. Mas não viemos aqui para ensinar. Viemos também para aprender e para poder trocar experiências com vocês. ”
Conforme Torelly os valores arrecadados com as inscrições e patrocínios de empresas parceiras foram depositados diretamente nas contas dos hospitais atingidos pelas chuvas que atingiram a região no começo de setembro. Torelly disse que é um orgulho para a equipe da Agenda poder contribuir para diminuir os problemas dos hospitais e a dor enfrentada pela população. “Fazer isto é nada perto da tragédia que os Vales do Taquari e do Rio Pardo viveram. Estar aqui é um sentimento muito importante para nós. Nos faz sentir parte da luta de vocês durante todo este período. Não tenham dúvida de que para nós é um orgulho muito grande estar aqui”, completou.
Temas discutidos
– Estratégias práticas adotadas por lideranças médicas para gerar transformação e alcançar a excelência em sistemas e serviços de saúde;
– Cenários e tendências da saúde;
– Os desafios da eficiência na operação de serviços hospitalares;
– Competências necessárias dos líderes em saúde;
– Qualidade, segurança e gestão assistencial na entrega de valor ao paciente.
Próximo encontro ocorre em Porto Alegre no dia 24 de novembro
O ano de 2023 está chegando ao fim como um dos mais desafiadores para a sustentabilidade do setor de saúde no Brasil. Para 2024, muitos dos temas que pautaram o ano seguirão em debate — e o que virá pela frente estará no centro dos debates do terceiro workshop da Agenda Executiva em Saúde, no dia 24 de novembro.
Organizado pela Agenda Executiva em Saúde e pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), o evento reunirá executivos e especialistas nacionais para debater questões como o cenário do setor, o futuro da saúde suplementar, excelência em sistemas e serviços e as estratégias de enfermagem para a eficiência do cuidado. O encontro acontecerá no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, das 9h às 17h.
“Tivemos importantes discussões nas edições anteriores. Agora será o momento de consolidar debates e projetar os desafios e oportunidades para 2024. Temos uma série de questões para superar — e essa troca de ideias é essencial para encontrar soluções conjuntas para as instituições”, afirma Torelly.
As inscrições e mais informações podem ser conferidas neste link.
Com informações e fotos Daiane Wolk. Edição SS.