Mundo | 14 de janeiro de 2014

A importância da manutenção das lentes de contato

Uso de soluções líquidas é fundamental para evitar infecções
A importância da manutenção das lentes de contato

A falta de cuidado com lentes de contato pode ter consequências graves para a visão, como infecções ou ulcerações. Em alguns casos, dizem os especialistas, o problema é irreversível.

Embora sejam feitos para remover impurezas, lavar e, sobretudo, evitar infecção no olho, as soluções para lentes são muitas vezes usadas como um simples sabão ou detergente. Especialistas revelam que os hábitos dos usuários são determinantes para evitar infecções.

O maior perigo para o usuário de lente é a ceratite (inflamação da córnea que varia de uma irritação leve a casos extremamente graves). É importante ressaltar, contudo, que estudos baseados em testes internacionais de normalização revelam que sete em cada oito marcas de soluções no mundo não oferecem risco para os olhos.

Os erros mais comuns que as pessoas cometem com as lentes de contato incluem o uso de soluções com a data de validade vencida, o aproveitamento das sobras da solução, a exposição das lentes a água não esterilizada, o uso por períodos muito extensos ou dormir de lente, a falta de limpeza das lentes e do estojo de armazenamento.

TÓPICOS ,

VEJA TAMBÉM