Gestão e Qualidade, Multimídia | 28 de novembro de 2024

Especialistas da Oncoclínicas reforçam a importância da detecção precoce do câncer de próstata

Dr. Pablo Cambeses (Urologista) e Dr. Eduardo Bischoff (Oncologista Clínico), destacam que, com o diagnóstico precoce, as chances de cura podem chegar a 90%.
Especialistas da Oncoclínicas reforçam a importância da detecção precoce ao câncer de próstata

Um dos maiores centros de oncologia, hematologia e radioterapia da América Latina, o grupo Oncoclínicas&Co. tem trabalhado fortemente para alertar os homens sobre a necessidade de cuidarem da saúde e, principalmente, realizarem exames preventivos para que seja possível descobrir precocemente um possível câncer de próstata, o segundo tipo de tumor mais incidente entre os homens no Brasil. O portal Setor Saúde foi até a unidade da Oncoclínicas Moinhos em Porto Alegre e conversou com o Dr. Pablo Cambeses (Urologista) e o Dr. Eduardo Bischoff (Oncologista Clínico) para aprofundar questões sobre a saúde dos homens.


novembroazul_setorsaude_banner_online_portoalegre


Conforme lembrou o urologista Dr. Pablo Cambeses, o Rio Grande do Sul, assim como a região Sul e Sudeste, costuma ter uma maior incidência de casos de tumor de próstata, principalmente em função da correlação com a descendência europeia. Ele também alertou sobre a necessidade de rastreamento para todos os homens, com maior atenção aos que possuem um histórico familiar. Cambeses falou também sobre o tabu que envolve a doença e a importância das mulheres em sensibilizarem seus parceiros, assim como a necessidade de os homens manterem um médico de família para acompanhar a sua saúde. Confira a entrevista completa:

O Oncologista Clínico, Dr. Eduardo Bischoff, iniciou a entrevista abordando a questão dos sintomas. Segundo o especialista do grupo Oncoclínicas, há casos em que as chances de o tumor indicar sintomas é bem baixa, o que reforça a importância do rastreamento precoce. Eventualmente, em fases mais avançadas, os sintomas mais comuns são alteração do hábito urinário, sangramento na urina, dificuldade de urinar, entre outros. Outro ponto reforçado também pelo Dr. Bischoff – assim como o Dr. Cambeses – é que é necessário acabar com o tabu entre os homens relacionado ao exame do toque. É muito importante não apenas fazer o exame do toque, é preciso realizar o PSA (exame de antígeno prostático específico) e outros adicionais, se o médico solicitar. O Oncologista Clínico explica que os exames não devem ser feitos de forma isolada, mas sim em conjunto, já que um exame pode estar perfeito e o outro acusar algo errado, e vice-versa. Ele destaca ainda questões como tratamentos e avanços da Oncoclínicas em todas as fases da doença. Um dos diferenciais da Oncoclínicas são os Tumor Boards, onde especialistas – oncologistas, urologistas, radioterapeutas e outros profissionais – distribuídos em todo o Brasil, trocam informações e discutem casos dos mais simples aos mais desafiadores, trazendo resultados importantes para os pacientes. No final da entrevista, ele destaca que o homem precisa se cuidar mais, aumentar as visitas ao médico e praticar exercícios regularmente. Confira a entrevista na íntegra:

Grupo Oncoclínicas e unidades no Rio Grande do Sul

Oncoclínicas&Co é o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico, oferece um sistema completo que integra clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade. Conta com 145 unidades em 39 cidades brasileiras, permitindo acesso de qualidade em todas as regiões que atua, alinhados aos padrões dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.


novembroazul_setorsaude_banner_online_portoalegre


No Rio Grande do Sul, a Oncoclínicas possui unidades nos municípios de Porto Alegre (Oncoclínicas Moinhos de Vento, Instituto de Oncologia Kaplan, Oncoclínicas Praia de Belas, VITTA Centro Avançado de Radioterapia, Centro de Oncologia Oncoclínicas e Hospital São Lucas da PUCRS), Canoas (Instituto de Oncologia Kaplan – Canoas e Oncoclínicas Canoas), Capão da Canoa (Instituto de Oncologia Kaplan) e Uruguaiana (Instituto de Oncologia Kaplan).

Tecnologias e parcerias internacionais

Com foco em tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas realizou aproximadamente 635 mil tratamentos em 2023. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos principais centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, especializada em bioinformática, em Cambridge, Estados Unidos, e participação na MedSir, dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer, em Barcelona, Espanha. Recentemente, expandiu sua atuação para a Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando a missão de vencer o câncer para um novo continente e proporcionando cuidados oncológicos em escala global, ao combinar a hiperespecialização oncológica com abordagens inovadoras de tratamento.

VEJA TAMBÉM