Grupo Hospitalar Conceição suspende cirurgias eletivas por 15 dias e disponibiliza mais leitos para Covid-19
Decisões foram tomadas em reunião do Gabinete de Gerenciamento de Crise Coronavírus da instituição
O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) irá suspender os procedimentos de cirurgias eletivas por 15 dias e irá aumentar em 42 leitos a disponibilidade para casos de Covid-19. As decisões foram anunciadas nesta sexta-feira (19), após reunião extraordinária do Gabinete de Gerenciamento de Crise Coronavírus do GHC.
A decisão ocorreu devido ao aumento súbito da demanda por atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 registrado nos últimos sete dias – na sexta-feira, o Hospital Nossa Senhora da Conceição registrou, pela primeira vez desde o início da pandemia, 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Na ocasião, após análise da situação e perspectivas, foram estipuladas as seguintes medidas:
– Suspensão das cirurgias eletivas no Hospital Nossa Senhora da Conceição por 15 dias, a partir da próxima segunda-feira (22);
– Aumento de 28 leitos de Enfermaria Covid no Hospital Conceição até a próxima quarta-feira (24) – com isso, estarão disponíveis 108 leitos;
– Aumento de seis para 20 leitos Covid na Emergência do Hospital Conceição;
– Manutenção do Hospital Cristo Redentor com dez leitos de UTI de retaguarda não Covid.
Conforme o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, a Diretoria está em contato permanente com as gerências do Hospital Conceição e com as Secretarias de Saúde do Estado do RS e do Município de Porto Alegre para acompanhar a situação e readequar condutas se necessário.