Gestão e Qualidade | 15 de maio de 2020

Grupo Hospitalar Conceição foca em ações voltadas para a segurança de pacientes e colaboradores

Laboratório com sala especial para funcionários, treinamentos e distribuição de EPI´s
Grupo Hospitalar Conceição foca em ações voltadas para a segurança de pacientes e colaboradores

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) vem, nas últimas semanas, capacitando suas ações de combate ao COVID-19 para promover a segurança de pacientes e funcionários. Na última quarta-feira, dia 13 de maio, foram distribuídas entre as unidades equipamentos de proteção individual (EPI´s) e respiradores PFF2, doados pelas empresas Taurus e Fitesa.

A instituição também recebeu um lote de 500 mil máscaras do Ministério da Saúde, 40 mil respiradores PFF2 e ainda vai adquirir mais 500 mil máscaras e 60 mil aventais impermeáveis, que serão enviados para as unidades do Grupo Hospitalar Conceição, auxiliando os profissionais de saúde no combate ao COVID-19 e potencializando a segurança do paciente atendido.

O primeiro local contemplado foi a Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar, localizada na Zona Norte de Porto Alegre. Em seguida, as demais unidades do grupo foram beneficiadas pela distribuição dos materiais. Segundo o gerente de materiais Anderson Grimaldi Petersen, todos os funcionários receberão máscaras cirúrgicas, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Além do mais, Petersen disse que “todos os profissionais dos serviços assistenciais também estão recebendo todos os equipamentos necessários para exercer seu trabalho com excelência. Vale ressaltar que esse material é feito de SMMS e TNT, já que as máscaras de tecidos não são recomendadas para o uso hospitalar. Essas ações visam à saúde e segurança dos pacientes e dos profissionais.”

Na sexta-feira (15)  foram doadas 70 mil máscaras pela empresa Renner. Os equipamentos serão distribuídos sistematicamente para as unidades da instituição.

Grupo Hospitalar Conceição foca em ações voltadas para a segurança de pacientes e colaboradores_


O diretor administrativo e financeiro do GHC, Cláudio Oliveira, afirmou que “a diretoria do GHC está desde o inicio do ano trabalhando para enfrentar essa pandemia, temos reuniões diárias para monitorar as ações e na busca pelas soluções que o Grupo precisa”. O diretor técnico, Francisco Paz, ainda completa: ” Estamos conseguindo, nos últimos dias, receber com regularidade nossos equipamentos de proteção individual. Eles são fundamentais para a continuidade dos nossos atendimentos, ainda mais quando se atende uma epidemia deste tipo, pois precisamos ter muito cuidado com a nossa equipe técnica, preservando a saúde de todos os funcionários e pacientes.”


Laboratório com sala especial para funcionários que retornam de atestados por afastamento de síndrome gripal

O Laboratório do Hospital Conceição conta com uma nova sala especial para funcionários que retornam de atestados por afastamento de síndrome gripal. O local é reservado para fazer o teste rápido para coronavírus e verificar se os colaboradores podem voltar ou não ao seu trabalho. O novo espaço tem como objetivo proporcionar um melhor acolhimento aos profissionais que trabalham na sala e aos que estão retornando.

Grupo Hospitalar Conceição foca em ações voltadas para a segurança de pacientes e colaboradores_1

O GHC recomenda que os profissionais que estão retornando devem comparecerem utilizando de máscaras, e de preferência vir de escada. Além disso, é importante não encostar em nada, manter as mãos higienizadas, não fazer nenhuma confraternização ao rever os colegas e ficar a 2 metros de distância dos demais. A sala nova do Laboratório fica no terceiro andar do ambulatório, subindo pela escada ou elevador à direita da entrada principal, número 316. O consultório para o eventual atendimento fica no mesmo Setor do Hospital, próximo a sala de coleta.

Treinamentos

Com o objetivo de orientar os trabalhadores do GHC sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a Saúde do Trabalhador do GHC, por meio dos técnicos e engenheiros de segurança do trabalho do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), tem realizado capacitações nos setores de trabalho, com grupos reduzidos de profissionais. Os treinamentos têm como foco principal a proteção respiratória, tendo como objetivo capacitar estes profissionais sobre a melhor maneira de identificar, avaliar e usar os equipamentos, além de alertá-los dos riscos que estão expostos na execução de suas atividades.


Segundo o GHC, esta capacitação sobre EPIs é oferecida regularmente aos trabalhadores da Instituição, tanto no formato presencial quanto na modalidade de Ensino à Distância (EaD). O treinamento apresenta, de maneira sucinta, informações sobre a COVID-19, como, por exemplo, o tipo de exposição ao agente. Todas as informações repassadas têm por base a Portaria 3214/78, Norma Regulamentadora 6 (EPI), do Ministério da Economia, o protocolo seguido pelas Comissões de Controle de Infecção do GHC, e informações atualizadas do Ministério da Saúde e da Anvisa sobre o COVID-19.

trein

No Hospital Nossa Senhora da Conceição foram capacitados os trabalhadores dos setores de Refrigeração, Mecânica, Eletrotécnica, Almoxarifado, Higienização, Laboratório, Hematologia, Imunologia, Bacteriologia, Bioquímica, Ambulatório de Especialidades, Ambulatório de Fonoaudiologia, SESMT, Emergência, Posto 2ºA, Posto 3ºA e Unidade de Saúde Santíssima Trindade, totalizando 392 participantes. A realização das capacitações continuará no decorrer do mês, conforme agendamento com os setores.

No Hospital Cristo Redentor foram capacitados os profissionais da Nutrição, Manutenção, Higienização, Segurança Física, Almoxarifado e Processamento de Roupas, totalizando 216 trabalhadores. Também foram capacitados, em conjunto com o Controle de Infecção/HCR, o Gerenciamento de Risco e a Coordenação de Enfermagem, os trabalhadores da área de assistência ao paciente (enfermagem, médicos, fisioterapeutas, residentes etc.) e trabalhadores de apoio (Higienização, Segurança Física, Nutrição), totalizando 433 trabalhadores.

Na UPA Moacyr Scliar, bem como nas demais Unidades de Saúde Comunitária, as capacitações iniciaram no dia 11 de maio de 2020.


trein1

A Saúde do Trabalhador integra a Gerência de Recursos Humanos do GHC e realiza seu trabalho direcionado à área ocupacional, através de ações de prevenção e promoção em saúde, além de atividades de educação em saúde e segurança.

GHC recebeu doação de ONG

O projeto Vibrando na Frequência do Bem esteve presente na ação Cuidando de quem cuida – juntos contra o COVID-19. No ato solidário foram doados 2 mil máscaras, 1255 toucas, 680 propés e 434 aventais. A entrega foi feita pela empresa Malharia Anselmi, localizada em Farroupilha. No decorrer das últimas semanas, o GHC vem recebendo diversos itens de proteção, como aventais e escudos faciais, de empresas e da comunidade em geral.

 

 

VEJA TAMBÉM