Tecnologia e Inovação | 14 de abril de 2020

IPE-Saúde passa a oferecer teleconsulta para beneficiar usuários durante restrição de circulação

Cerca de 1 milhão de segurados e 7.400 médicos serão beneficiados
IPE-Saúde passa a oferecer teleconsulta para beneficiar usuários durante restrição de circulação

O IPE-Saúde anunciou no dia 14 a implantação do atendimento por teleconsulta. Segundo a autarquia, o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) impôs mudanças bruscas nas rotinas sociais. O isolamento orientado pelas autoridades, para reduzir a disseminação da Covid-19, reduziu o acesso a serviços, inclusive os de saúde. Muitos pacientes tiveram dificuldades para dar continuidade a tratamentos regulares iniciados antes da pandemia.

Cerca de 1 milhão de segurados e 7.400 médicos serão beneficiados. Ainda em caráter excepcional e temporário, o serviço dispensará a cobrança de coparticipação para o usuário.

Redução de 55% em consultas durante a pandemia 

Em razão das medidas restritivas adotadas, constatou-se que nos primeiros 15 dias de calamidade decretada houve redução de 55% em consultas médicas por meio do IPE Saúde. De 17 a 31 de março de 2020, foram realizadas 60 mil. No mesmo período em 2019 chegou-se a 134,4 mil consultas.

Como ação de contingência e com foco em garantir assistência aos usuários, além da implantação de diversos serviços por meio digital, a ferramenta de teleconsulta foi desenvolvida em parceria com a Procergs.  A novidade já está em vigor e segue as diretrizes atualizadas para o setor publicadas pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina.

Amplitude

Entre as vantagens do novo serviço está o fato de que as consultas poderão ser realizadas a qualquer dia e horário, inclusive aos finais de semana, sendo agendadas diretamente entre pacientes e profissionais.

A partir desse contato, o segurado solicita a teleconsulta na área própria do site do instituto, indicando o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) do especialista. O médico, por sua vez, receberá, via SMS, uma mensagem contendo a senha necessária para a validação do atendimento solicitado pelo usuário. Quando o profissional digitar a senha na autorização de consulta pelo site, o processo estará habilitado.

A definição sobre as plataformas a serem usadas para a realização dos procedimentos cabe aos médicos. Contudo, eles deverão adotar sistemas criados especificamente para esse fim, visando preservar integridade, segurança e sigilo das informações mediante encriptação entre as partes, registro de prontuário com dados clínicos e a emissão de receitas e atestados de modo eletrônico.

Além disso, ao realizar as ações deverão atender aos preceitos éticos de beneficência e observar as normas e orientações sobre notificação compulsória, em especial as listadas no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus.

O detalhamento sobre o atendimento por teleconsulta consta na ordem de serviço publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (14/4). Também há tutoriais disponíveis no site para os usuários e para os prestadores (acesse links abaixo).

“Adotar esta tendência não significa precarizar a profissão”, diz o presidente do IPE-Saúde

O novo serviço, embora implantado ainda na condição temporária, é um avanço tecnológico e assistencial que reforça a busca pela consolidação administrativa do instituto. O diretor-presidente do IPE Saúde, Marcus Vinicius de Almeida, destaca que a tecnologia deve ser encarada como uma grande aliada do setor de saúde e dos gestores de todas as esferas. “A telemedicina já é realidade em vários países, sobretudo nos desenvolvidos. Adotar esta tendência não significa precarizar a profissão, mas permitir sua evolução e modernização”, acrescenta o presidente do Ipe-Saúde. Anualmente, o IPE Saúde cobre mais de 3,2 milhões de consultas médicas.

Marcus Vinicius de Almeida (presidente) e Antonio Quinto Neto (Diretor de Saúde)

Marcus Vinicius de Almeida (presidente) e Antonio Quinto Neto (Diretor de Saúde)

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Entidades médicas consultadas

Ao portal Setor Saúde, o diretor de saúde do IPE-Saúde, Antonio Quinto Neto destaca que “o atendimento médico por teleconsulta é um novo serviço que o IPE-Saúde disponibiliza aos seus segurados, em caráter emergencial e extraordinário. Visa responder ao chamamento das autoridades governamentais para que seja cumprido o distanciamento social, a fim de conter o surto de COVID-19. Além do mais, responde a uma necessidade dos segurados, impossibilitados do acesso ao atendimento médico, assim facilita aos médicos o atendimento aos seus pacientes, os quais tiveram no último mês uma redução de 50% ou mais dos serviços prestados. Essa iniciativa, comandada pelo Presidente Marcus Vinicius, mobilizou, de forma rápida e precisa, toda a estrutura do Ipe-Saúde, ao mesmo tempo que se preocupou em informar, antecipadamente, as entidades médicas – Sindicato Médico [Simers], Conselho Regional de Medicina [Cremers] e Associação Médica do Rio Grande do Sul [Amrigs]- sobre o posicionamento do Instituto. Os próximos três meses servirão para identificarmos o volume de adesão ao novo serviço, assim como seguiremos estudando meios de melhorá-lo, em benefício tanto dos segurados quanto dos médicos credenciados.”

Solicitação do atendimento por teleconsulta

A solicitação do atendimento por teleconsulta pode ser feita pelo portal rs.gov.br, alternativa oferecida pelo governo do Estado para a população ter acesso a serviços públicos sem precisar sair de casa. Lançada em novembro de 2019, a plataforma concentra as funcionalidades oferecidas pelo Executivo, além de acesso ao governo federal e administrações municipais.

Acesse os links:

Segurado, clique aqui para acessar passo a passo de funcionamento da teleconsulta.

Prestador, clique aqui e acesse tutorial para ingressar na modalidade de teleconsulta.

Clique aqui para acessar o serviço de teleconsulta no site do IPE Saúde. 

Clique aqui e acesse a teleconsulta no portal de serviços rs.gov.br.

Clique aqui e acesse a ordem de serviço publicada no Diário Oficial do Estado da terça-feira, 14 de abril de 2020.

Atendimento presencial pelo IPE-Saúde seguirá suspenso até o dia 30

O IPE-Saúde informou no dia 13, segunda-feira, que o atendimento presencial em suas unidades (capital e interior) segue suspenso até o dia 30 de abril. Os serviços dos seus funcionários estão sendo realizados por teletrabalho.

Essa deliberação está prevista no Decreto 15.154, de 1º de abril de 2020, do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em seus artigos 1º, 2º e 45º.

Caso seja publicado novo decreto, com novas informações, o IPE Saúde fará a devida divulgação em seu site e nas suas redes sociais.

Clique aqui e confira todas as orientações atualizadas sobre o atendimento e os serviços.

 

Com informações Governo RS e Ipe-Saúde. Edição SS.

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