Mundo, Tecnologia e Inovação | 13 de fevereiro de 2013

Dispositivo semelhante a relógio de pulso ajuda pacientes especiais

O device auxiliará autistas e portadores de Alzheimer
Dispositivo semelhante a relógio de pulso ajuda pacientes especiais

Um prático e inovador sistema poderá fornecer maior segurança e independência a pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), Demência Senil e, também, doença de Alzheimer. O dispositivo é semelhante a um relógio de pulso que usa a tecnologia para rastrear o paciente com problemas de desorientação espacial.

Além de informações enviadas através do sistema GPS, o device fornece dados e permite a comunicação, em alta velocidade, por voz entre o usuário e seu responsável através do telefone celular ou computador. O portador do aparelho conta com um botão especial de SOS. Já a função “escuta remota” detecta e avisa quando há necessidade de auxílio. Dessa forma, o enfermo tem mais autonomia e não precisa estar sob constante vigilância.

Um acessório opcional, evita que o paciente se perca. Ao detectar que o indivíduo está muito distante do familiar ou responsável, são enviadas mensagens de texto e alarmes. Da mesma forma, um aviso é dado caso a trava de segurança do dispositivo seja manipulada ou violada.

O aparelho TRiLOC, foi desenvolvido pela empresa iLoc Technologies e tem, entre outras funcionalidades, alarme em caso de queda do portador, alerta para excesso de velocidade no trânsito, módulo especial para viagens aéreas, bateria a prova d’água para 48 horas e previsão do tempo. O produto ainda não chegou ao Brasil.

VEJA TAMBÉM