Hospitais do Litoral Norte recebem R$ 1,3 milhão para reforço nas emergências
Hospital Santa Luzia, do Sistema de Saúde Mãe de Deus é uma das instituições que receberam investimentos
O governo do Estado destinou R$ 1,32 milhão para os cinco hospitais de referência do litoral norte do RS, intensificando os investimentos nesta época do ano em que cresce o número de gaúchos nas cidades de Torres, Capão da Canoa, Tramandaí, Osório e Santo Antônio da Patrulha. O recurso será aplicado nas áreas de emergências das instituições de saúde.
O objetivo da ação pública com o investimento, é que os hospitais disponibilizem plantões médicos 24 horas em traumato e ortopedia, pediatria, neurologia e neurocirurgia, emergência clínica e vascular, além de exames de laboratório e imagem.
O atendimento nas emergências deverá ser feito após o encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que tiveram seus horários ampliados até às 22 horas, pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou pelo Samu, conforme a gravidade do caso.
O Hospital Santa Luzia, que integra o Sistema de Saúde Mãe de Deus, um dos beneficiários dos recursos, informou que, no verão, a demanda na emergência – que possui 74 leitos – aumenta em média 42% em relação ao restante do ano, com o crescimento de casos de politraumatismos causados por acidentes de moto e por atropelamentos.
A novidade no Hospital Santa Luzia é o funcionamento do serviço de neurocirurgia. Reinaugurado em setembro do ano passado, o local conta com uma equipe de neurocirurgiões, base da Samu 192, exames de tomografia, bloco cirúrgico e leitos de UTI, realizando cerca de 15 cirurgias por mês, sendo 99% de emergência.
Por Priscila Tescaro