Gestão e Qualidade | 22 de janeiro de 2013

Moinhos de Vento apresenta ampliação do Centro Cirúrgico

Plano de expansão, com várias obras já entregues, se estenderá até 2014
Moinhos de Vento inaugura ampliação do Centro Cirúrgico

Fotos: Cristiano Santanna

O Hospital Moinhos de Vento (HMV), em Porto Alegre, apresentou em entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira, 22, a ampliação do Centro Cirúrgico, obra que faz parte do projeto de expansão da instituição. O local entrará em funcionamento no próximo dia 28, e conta com cinco novas salas de cirurgias totalmente equipadas e prontas para realizarem desde os procedimentos mais simples aos mais complexos como neurocirurgias.

A área destinada às cirurgias de todos os portes passa a contar com 1.700 m², um aumento de 800 m². Foram investidos R$ 10 milhões na obra que, além das cinco salas de cirurgias, conta também com 12 leitos de recuperação e seis leitos de observação. Com isso, o Hospital disponibilizará para o seu corpo médico o total de 17 salas de cirurgia.

A nova área está totalmente informatizada, desde o prontuário do paciente, que é 100% eletrônico, até o dispensário dos medicamentos – um investimento de R$ 4 milhões para todo o Hospital – que só libera o medicamento e a dosagem prescrita pelo médico no receituário e após a confirmação pelo profissional habilitado. O HMV é o único hospital no Estado a utilizar esse sistema que garante total segurança na administração do medicamento ao paciente.

Segundo o chefe do  bloco cirúrgico do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Roberto Menegotto, com a ampliação, a instituição vai realizar cerca de 24 mil procedimentos por ano (atualmente essa média é de 18 mil). “Esse aumento de 40% em nossa capacidade de atendimento vai desafogar a agenda que está com marcação de cirurgias para um mês”, afirmou.

Outro destaque feito pelo Dr. Menegotto é a realização de cirurgias seguras. Segundo o profissional, todo o fluxo do centro cirúrgico permite que o paciente seja avaliado pela equipe médica, pelo anestesista e enfermeiros, seguindo as exigências da Joint Commission Internacional (JCI), certificadora internacional a qual o HMV é acreditado desde 2002, e da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação a uma das seis metas de segurança do paciente em relação à cirurgia segura.

Para respeitar esta exigência, a arquitetura da área definiu consultórios de avaliações pré-cirurgia realizadas pelo médico assistente, anestesista e enfermagem, preservando a privacidade do paciente. As salas de cirurgia foram equipadas com monitores específicos para a realização do check list e time out, imediatamente antes da cirurgia em tempo real e por painel eletrônico para a visualização de toda a equipe participante do ato cirúrgico, cirurgiões, anestesistas e enfermagem em sala.

Estas  modificações foram adotadas para proporcionar uma maior segurança ao paciente. Nesse contexto, as novas salas foram projetadas com base na experiência adquirida sobre o que o paciente deve ter dentro dos princípios da cirurgia segura e também contemplando itens  para maior conforto e bem-estar de familiares e da equipe de profissionais. Nas salas de recuperação, o dispensário eletrônico de medicamentos e materiais aumenta o nível de eficácia nos processos e a segurança para os pacientes, na medida em que cruza eletronicamente as informações com a prescrição médica.

Segundo o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Fernando Andreatta Torelly, com o aumento do acesso aos serviços privados de saúde, o Hospital tem registrado crescimento em praticamente todas as áreas. Os projetos da expansão foram concebidos para elevar a capacidade de serviços que estavam operando em seu limite máximo e também para fazer frente às novas necessidades da população.

“A obra que está sendo entregue à população visa responder uma demanda da sociedade, e também reforça o posicionamento do Hospital, de ser referência em atendimento não apenas na região Sul, mas em todo o Brasil”, declarou.

Fotos: Cristiano Santanna

VEJA TAMBÉM