Gestão e Qualidade | 15 de fevereiro de 2018

Hospital São Lucas da PUCRS reestrutura emergência e apresenta novidades

ProntoPUC integrado ao CardioPUC oferece agilidade para o paciente com queixas cardiológicas
Hospital São Lucas da PUCRS reestrutura emergência e apresenta novidades

Com foco na qualidade técnica da assistência, a emergência do Hospital São Lucas da PUCRS inicia um importante momento ao longo da sua história de mais de 4 décadas, com a readequação da área física do ProntoPUC. A estrutura traz um novo ambiente e atendimento 24h da equipe de cardiologia, onde o paciente com queixas cardiológicas, é atendido imediatamente pelo especialista.

Segundo o Dr. Luciano Passamani Diogo, médico responsável pela linha de cuidado do paciente de emergência, o ProntoPUC reabre as suas portas não apenas com um novo espaço físico, mas, principalmente, com a melhoria dos seus processos e segurança nos procedimentos de medicação e assistência voltada ao paciente como centro das nossas ações. Seguindo uma tendência mundial nos serviços de emergência, o paciente é submetido a uma avaliação de risco sistematizada antes mesmo de realizar o cadastro para atendimento, com propósito de identificar de forma precoce os pacientes com maior risco de complicações priorizando seu atendimento pela equipe médica.

Além das salas de classificação de riscos, a área possui uma ampla sala de espera interna onde pacientes realizam seu cadastro e aguardam pela consulta com o médico. A sala de medicação conta com 18 poltronas para adultos e 4 poltronas infantis. O novo espaço conta, ainda, com uma equipe exclusiva de internação 24 horas.

Farmácia

A presença da Farmácia Satélite dentro da própria emergência, traz mais agilidade e segurança no processo de distribuição de medicamentos. Para a enfermeira Emilda Soares da Silva, Coordenadora Assistencial da Linha de Cuidados Emergenciais, a qualificação técnica e a promoção da saúde são os diferenciais do serviço: “Todos os colaboradores da área foram capacitados para exercer um modelo de atendimento de excelência do começo ao fim do acolhimento”.

Segundo informações do São Lucas, além das reformas estruturais, está sendo implementado modelo moderno de monitoração e gerenciamento de fluxos, com vistas ao contínuo aprimoramento do atendimento, que se traduzirá em mais segurança e melhor desfecho dos pacientes. Seguindo este mesmo objetivo, estão sendo criadas linhas de atendimento especializado em Acidente Vascular Encefálico, Síndrome Coronariana Aguda, Septicemia e Manejo da Dor, cenários nos quais comprovadamente o tempo está diretamente relacionado com o resultado do atendimento.

Liderança e inovação na cardiologia

“ O Hospital São Lucas da PUCRS está em uma posição de liderança na assistência cardiovascular no Rio Grande do Sul, sendo o terceiro em número de procedimentos realizados, atrás apenas do Hospital de Passo Fundo e do Instituto de Cardiologia. Os dados provenientes da Secretaria Estadual de Saúde demonstram a excelência e experiência do trabalho realizado diariamente”, destaca nota do Hospital.

CardioPUC integrado ao ProntoPUC

O CardioPUC é mais uma novidade apresentada pelo São Lucas. Integrado ao ProntoPUC, a iniciativa conta com cardiologistas de plantão durante as 24 horas do dia, nos sete dias da semana, sem precisar passar antes por um clínico geral. Com isso, será possível entregar uma assistência mais rápida e adequada para patologias em que a agilidade pode ser determinante.

Ao chegar na emergência, o paciente poderá optar pelo encaminhamento no ProntoPUC ou no CardioPUC. Em seguida, passará por triagem com um profissional de enfermagem e seguirá para a área de espera interna. Em caso de dor no peito, imediatamente é realizado um eletrocardiograma, avaliado pelo cardiologista. Se o exame apontar alguma alteração grave, ele será imediatamente atendido. Por fim, se necessário, as equipes de Hemodinâmica, de Cirurgia Cardíaca e da UTI Coronariana estão alinhadas e preparadas para atender prontamente e as necessidades desse cliente, oferecendo uma assistência integral.

Para alcançar a conformidade das ações, foram estabelecidas rotinas assistenciais para diferentes doenças. São protocolos específicos que definem os passos que devem ser tomados para cada caso. Dessa forma, toda a estrutura hospitalar está pronta para atender, de forma padronizada e organizada, aquela solicitação da emergência. As situações que não necessitarem de internação também recebem atenção especial, com alta orientada e revisão agendada pela secretaria do setor, garantindo a sua saída de maneira segura. As ações auxiliam na melhorando do desfecho para o paciente, tendo menor custo e menor tempo de internação.

Ainda segundo a instituição, “as novidades são verdadeiros diferenciais para os pacientes. Somente no HSL o paciente será recepcionado por profissionais especializados em cardiologia em um ambiente universitário de excelência e atualizado. ”

Segundo o Coordenador Assistencial na Linha de Cuidados Cardiológicos, Paulo Caramori, a instituição possui um sistema integrado, que faz com que o paciente seja acompanhado da porta de entrada até a alta hospitalar de forma sistemática. Estamos organizados de uma maneira em que cada membro do processo tem conhecimento das rotinas assistenciais adequadas para cada enfermidade, oferecendo o melhor atendimento para a população.

VEJA TAMBÉM