29 de maio de 2015

Palestras “3 anos em 3 dias” – Porto Alegre (Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul)

Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul comemora três anos
Em comemoração aos três anos de existência, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) promove o ciclo de palestras “3 anos em 3 dias”, focado nas experiências e avanços em pesquisa e diagnóstico no período. As atividades ocorrem de 8 a 10 de junho, no auditório do prédio 81, no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690, Porto Alegre). Memórias traumáticas, doença de Alzheimer, esclerose múltipla e mal de Parkinson serão alguns dos temas abordados. Não é necessário fazer inscrição e o evento é aberto ao público.

Segunda-feira, 8 de junho

10h – Painel “Cuidando do seu cérebro: entenda como preservar sua memória e identificar o início da doença de Alzheimer”
“Memória e envelhecimento”
Com Mirna Portuguez, PhD, professora da Faculdade de Medicina da PUCRS e pesquisadora do InsCer
“Mecanismos de formação e manutenção de memórias”
Com Cristiane Furini, PhD, pesquisadora do Centro de Memória do InsCer
“A neurociência da vida saudável e os primeiros sinais do Alzheimer”
Com André Palmini, MD, PhD, chefe do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS e pesquisador do InsCer

Terça-feira, 9 de junho

10h30 – Palestra “Recentes descobertas para extinguir memórias traumáticas”
Com Jociane de Carvalho Myskiw, PhD, professora e pesquisadora do Centro de Memória do InsCer
Presença do Dr. Iván Izquierdo, MD, PhD, neurocientista, coordenador do Centro de Memória

Quarta-feira, 10 de junho

10h – Palestra “As pesquisas e a revolução no tratamento da Esclerose Múltipla”
Com Jefferson Becker, MD, PhD, neurologista, professor da Faculdade de Medicina da PUCRS e assessor para assuntos Internacionais e Interinstitucionais do InsCer
14h – Palestra “Parkinson: visão geral e novidades em diagnóstico e tratamento”
Com Carlos Roberto de Mello Rieder, MD, PhD, integrante do Grupo de Distúrbios do Movimento do Hospital São Lucas da PUCRS, diretor científico da Associação Parkinson do Rio Grande do Sul e pesquisador do InsCer