Tecnologia e Inovação | 12 de novembro de 2014

Estudo demonstra altas taxas de cura para hepatite C de genótipo 3

Tratamento oral de 12 semanas com daclatasvir combinado com sofosbuvir
hepatite-virus

A Bristol-Myers Squibb Company apresentou, em novembro, dados do Ally-3, o primeiro estudo de Fase III (saiba quais são as fases dos estudos clínicos ) totalmente oral, sem uso de ribavirina, para pacientes com genótipo 3 de hepatite C. Esse grupo é um dos mais difíceis de ser tratado com eficiência.

O acompanhamento durou 12 semanas e mostrou que o uso de sofosbuvir combinado com daclatasvir alcançou 90% de SVR12 (sigla em pacientes sem prévio tratamento) , e 86% em pessoas que já haviam sido medicados com outras drogas.

No estudo Ally-3, o tratamento com daclatasvir em combinação com sofosbuvir foi bem tolerado,  sem mortes, efeitos colaterais graves ou interrupções devido a eventos adversos. Os efeitos secundários mais frequentes (atingiu cerca de 5% dos pacientes) foram dor de cabeça (19,7%), fadiga (19,1%), náusea (11,8%), diarreia (8,6%), insônia (5,9%), dor abdominal e artralgia (ambos 5,3%). Além disso, houve 17 falhas (11,2%) no tratamento, com 16 recaídas pós-tratamento e um efeito-rebote (retorno da doença).

Os resultados foram apresentados na reunião anual da Associação Americana para o Estudo de Doenças do Fígado (AASLD), em Boston. “Ambos os grupos de pacientes alcançaram altos índices de SVR12 no estudo Ally-3. Estes dados são promissores, pois os pacientes com genótipo 3 são os mais difíceis de tratar”, disse, durante o evento, David Nelson, médico e diretor de Genética Molecular e Microbiologia do UF Clinical and Translational Science Institute e vice-presidente assistente de investigação da Universidade da Flórida.

O genótipo 3, como diz o especialista, “está associado com a progressão mais rápida da doença e continua a ser um desafio mesmo para os tratamento mais novos. Os resultados do Ally-3 demonstram a capacidade de alcançar uma cura para os pacientes com o genótipo 3 em um tratamento oral de 12 semanas”, ponderou.

Para o chefe de Desenvolvimento de Especialidades da Bristol-Myers Squibb nos EUA, Douglas Manion, o uso de “Daclatasvir mostrou atividade pangenotípica em pesquisas in vitro, um fator que está ganhando cada vez mais importância à medida que a aumenta nossa compreensão da complexidade da Hepatite C. Além disso, o potencial do daclatasvir combinado com diversos outros agentes, como o sofosbuvir, é significativo para continuar o desenvolvimento de opções de tratamento adicionais que poderiam ajudar pacientes de todos os genótipos para alcançar a cura”, resumiu.

VEJA TAMBÉM

Hospital Ernesto Dornelles conquista reconhecimento internacional por ecossistema inovador de interoperabilidade em saúde

O Hospital Ernesto Dornelles (HED), em Porto Alegre (RS), alcançou um marco histórico para a saúde brasileira no último mês de abril. Através do seu Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde (CitS), a instituição foi laureada pelo Global Innovation Institute (GInI), autoridade máxima em certificação de práticas inovadoras. A iniciativa brasileira integra o seleto

Sindhospa e Assespro-RS estruturam grupo de trabalho para acelerar inovação e saúde digital no RS

O ecossistema de saúde do Rio Grande do Sul avança em uma nova agenda de integração entre instituições assistenciais e empresas de tecnologia, com foco em inovação aplicada, eficiência operacional e uso estratégico de dados. O Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindhospa) e a Assespro-RS (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação

Santa Casa de Porto Alegre atinge 50 cirurgias robóticas pediátricas e consolida maturidade assistencial em tecnologia cirúrgica

A Santa Casa de Porto Alegre alcançou a marca de 50 cirurgias robóticas pediátricas realizadas, indicador que reforça a consolidação do serviço e a maturidade institucional no uso de tecnologia aplicada à cirurgia de alta complexidade em pacientes pediátricos. O procedimento que marcou o número foi realizado nesta terça-feira (7) pelo cirurgião pediátrico Rafael Deyl,