Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 7 de outubro de 2014

Anvisa lança manual de Segurança contra Incêndio em Estabelecimentos de Saúde

Publicação pode ser consultada de forma online
Manual de Incêndio

Direcionado a gestores e profissionais envolvidos com projetos e obras em estabelecimentos de saúde, o manual “Segurança contra Incêndio em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde”, da Anvisa, está disponível para consultas online.

O manual fornece orientações sobre prevenção e combate a incêndios nos estabelecimentos de saúde, complementando as regulamentações da Resolução nº 50/2002, que trata de projetos de arquitetura para prédios destinados a esses serviços.

No site da Anvisa, a Gerente de Tecnologia em Serviços de Saúde, Diana Carmem Almeida, destaca que “além de estarem em constante transformação espacial, os equipamentos existentes nos serviços de saúde exigem instalações bastante complexas. O risco de incêndio num estabelecimento desses é tão presente ou maior que em outros, evidenciando, assim, a necessidade de medidas de controle rígidas e atualizadas”.

O manual mostra a importância do treinamento de funcionários e da presença de equipamentos e planos de contingência específicos para situações críticas. As providências são baseadas no tripé: Segurança da Vida, Proteção do Patrimônio e Continuidade das Operações.

A obra vai ao encontro das diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) que busca a segurança máxima no atendimento aos pacientes. “Em um estabelecimento de saúde em chamas, problemas de mobilidade podem dificultar grandemente o resgate ou abandono do local por pacientes já muitas vezes prejudicados em sua locomoção”, salienta Diana.

O manual tem 142 páginas, divididas em quatro capítulos. Dispõe ainda de um anexo (check-list) que ajuda os estabelecimentos de saúde a verificar riscos de incêndio e ações preventivas. A obra foi escrita pelo engenheiro elétrico e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Marcos Linkowski Kahn, sob supervisão de técnicos da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde por meio de cooperação com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS).  A tiragem inicial é de três mil exemplares, que será distribuída entre vigilâncias sanitárias, hospitais e profissionais de saúde do País.

VEJA TAMBÉM

Rede Santa Catarina apresenta Compromisso com o Futuro e reforça uma agenda estratégica de sustentabilidade

A Rede Santa Catarina, instituição filantrópica com 125 anos de atuação em saúde, educação e assistência social, lançou a agenda 2035, Compromisso com o Futuro, um conjunto de diretrizes estratégicas que orientará seu posicionamento e suas operações nos próximos anos. O documento consolida metas ASG+E (Ambiental, Social, Governança e Espiritualidade) e reafirma o compromisso da instituição com

Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025

O Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025, mantendo sua atuação integrada às políticas públicas de saúde com parcerias junto às Secretarias Municipais de Saúde dos municípios gaúchos de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Bom Jesus. A instituição viabilizou atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde

Hospital desenvolve plataforma que permite pacientes e familiares acompanharem em tempo real a jornada assistencial

A humanização do cuidado é tão essencial quanto qualquer avanço tecnológico e, no ambiente hospitalar, essas duas frentes caminham juntas para aliviar um dos momentos mais delicados para qualquer família: a espera por notícias. Profissionais que criam conexões genuínas e ferramentas que ampliam a transparência se complementam ao colocar pessoas, sentimentos e necessidades no centro