Implantação do novo Padrão TISS/TUSS pode ser adiada novamente
Previsão é que a implantação ocorresse no final de agosto
Informações veiculadas entre os players da Saúde Suplementar na última semana, apuradas pelo portal Setor Saúde, dão conta que a data de implantação do Padrão TISS será novamente alterada. O projeto entraria em vigor no dia 31 de agosto (veja aqui).
Questões técnicas referentes à Tecnologia da Informação (TI) são as principais causas da postergação. A nova data para implantação, contudo, não está definida. De acordo com recente levantamento efetuado pela Confederação Nacional de Saúde (CNS) os softwares utilizados pelos hospitais e pelas operadoras de planos de saúde ainda não estão plenamente capacitados para concretizar a mudança. A Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por sua vez, também necessita de aperfeiçoamentos nos equipamentos e software adquiridos recentemente para receber e processar o elevado e complexo volume de informações geradas pelo padrão TISS, quando da implantação efetiva do novo sistema.
Espera-se, assim, que nos próximos dias a ANS divulgue um prazo maior para que operadoras de planos de saúde, hospitais e clínicas implementem a nova tecnologia. Comenta-se, igualmente, que a própria TUSS poderá sofrer aperfeiçoamentos.