Gestão e Qualidade | 29 de maio de 2014

ANS prorroga prazo para implantação do novo Padrão TISS

Reivindicação da FEHOSUL endereçada à Diretoria da agência reguladora foi atendida
ANS prorroga prazo para implantação do novo Padrão TISS

A ANS prorrogou o prazo para implantação do novo Padrão TISS. A versão 3.02 substitui e aperfeiçoa a anterior (3.01) e passa a ser utilizada por prestadores e operadoras a partir de 31 de agosto. A medida favorece as operadoras de planos de saúde, prestadores de serviços e empresas de TI fornecedoras de software que ainda não estavam devidamente estruturadas para a mudança, e atende a reivindicação formulada pela FEHOSUL em nome de seus representados, ver aqui.

Nos 90 dias de prolongamento do prazo as empresas poderão testar e se adequar à nova versão. Até lá, segue valendo a TISS 2.02.03.

Com o padrão a ser aplicado, todo o processo de cobrança, inclusive demonstrativos de pagamentos e o que se relaciona a glosas, passa a ser incluído na troca de mensagens. Isso permitirá à Agência Nacional que também receba as informações e acompanhe o relacionamento entre prestadores e planos de saúde, bem como avaliar a situação econômica, financeira e assistencial das operadoras.

 O padrão TISS está organizado em cinco componentes:

1) Organizacional – Estabelece o conjunto de regras operacionais.

2) Conteúdo e estrutura – Estabelece a arquitetura dos dados utilizados nas mensagens eletrônicas e no plano de contingência, para coleta e disponibilidade dos dados de atenção à saúde.

3) Representação de Conceitos em Saúde – Estabelece o conjunto de termos para identificar os eventos e itens assistenciais na saúde suplementar, consolidados na Terminologia Unificada da Saúde Suplementar – TUSS.

4) Segurança e Privacidade – Estabelece os requisitos de proteção para assegurar o direito individual ao sigilo, à privacidade e à confidencialidade dos dados de atenção à saúde. Tem como base o sigilo profissional e segue a legislação.

5) Comunicação – Estabelece os meios e os métodos de comunicação das mensagens eletrônicas definidas no componente de conteúdo e estrutura. Adota a linguagem de marcação de dados XML – Extensible Markup Language.

Para saber mais do Padrão TISS, acesse aqui.

TÓPICOS , , , ,

VEJA TAMBÉM