Geral, Mundo | 21 de setembro de 2015

Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer

A cada ano, são registrados 7,7 milhões de novos casos da enfermidade em todo o planeta
Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, celebrado em 21 de setembro, foi instituído em 1994 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O nome refere-se ao médico alemão Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906. Ele estudou e publicou o caso da sua paciente Auguste Deter, uma mulher saudável que, aos 51 anos, desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem, tornando-se incapaz de cuidar de si. Após o falecimento, aos 55 anos, Dr. Alzheimer examinou o cérebro da paciente e descreveu as alterações que hoje são conhecidas como características da doença.

Uma das doenças mais comuns na velhice, o Alzheimer acarreta perda de funções cognitivas como memória, orientação, atenção e linguagem, com dificuldade de se expressar e compreender os outros. Estudos atuais demonstraram que a doença nem sempre começa com problemas comportamentais (http://setorsaude.com.br/alzheimer-nem-sempre-comeca-com-problemas-de-memoria/).

A doença é, por definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) um dos maiores problemas de saúde do planeta. A cada ano, são registrados 7,7 milhões de novos casos da enfermidade em todo o planeta. No Brasil, estima-se que 1,2 milhão de pessoas possuem o Alzheimer, que afeta geralmente a população acima dos 65 anos de idade.

Medicamentos das empresas Eli Lilly e Biogen, que estão em fases iniciais de desenvolvimento, bloqueiam a beta-amilóide, proteína que causa placas cerebrais tóxicas características da doença. Os resultados têm sido promissores (http://setorsaude.com.br/novas-drogas-experimentais-mostram-progresso-no-tratamento-de-alzheimeri/).

A doença será o tema de uma atividade especial no Hospital Moinhos de Vento, no dia 28 de setembro. O médico neurologista, Alberto Maia, do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Instituição acredita que a doença de Alzheimer é cada vez mais encarada como uma patologia prevenível, através de mudanças no estilo de vida. E este cuidado começa pelas medidas que favorecem o envelhecimento saudável, tema que será abordado pelo geriatra Yukio Moriguchi.

O especialista trará informações importantes que ajudarão a todos que buscam por boas orientações para a preservação da saúde evitando patologias que possam afetar o maior patrimônio de uma pessoa que são as suas próprias memórias. A atividade acontece em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ). O evento que terá abertura do Coral Feminino do Hospital Moinhos de Vento, será realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Rua Ramiro Barcelos, 910, bloco C, 4º andar). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail abrazregionalrs@gmail.com.

VEJA TAMBÉM