Estatísticas e Análises, Tecnologia e Inovação | 5 de março de 2015

Vacina ajuda na sobrevida de pacientes com câncer de próstata

Prostvac, da Bavarian Nordic apresentou bons resultados em testes em combinação com Yervoy
Vacina ajuda na sobrevida de pacientes com câncer de próstata

Uma vacina que vem sendo testada em fase experimental da farmacêutica Bavarian Nordic ajuda a prolongar significativamente a sobrevida de pacientes com câncer de próstata avançado. Os resultados são de um estudo realizado pelo U.S. National Cancer Institute.

A pesquisa envolveu 30 pacientes com câncer de próstata que realizaram, sem sucesso, tratamentos padrões para redução dos níveis de testosterona, o hormônio masculino que alimenta o câncer.

Os pacientes foram tratados com a vacina Prostvac, em combinação com doses Yervoy (da Bristol-Myers Squibb Co), um tratamento injetável aprovado para melanoma avançado que atua no sistema imunológico. Em média, os pacientes que tomaram o coquetel sobreviveram 31,3 meses, em comparação com um período de sobrevivência previsto de 18,5 meses baseado em dados históricos de sobrevida para tratamentos de quimioterapia tradicionais. Entre os 15 pacientes que receberam a dose mais elevada (10 mg de Yervoy) em combinação com Prostvac, 20% permaneceu viva por 80 meses.

Os dados da pesquisa chamam a atenção, principalmente, considerando que o Yervoy já havia falhado em testes da Bristol-Myers, que visava a sobrevida de pacientes com câncer de próstata avançado. O Yervoy é um inibidor (grupo de drogas imuno-oncológicas) anti PD-1 que fazem as células cancerígenas mais visíveis para o sistema imunológico, removendo sua camuflagem natural. Já a vacina Prostvac é concebida para provocar uma resposta do sistema imune contra células tumorais da próstata.

VEJA TAMBÉM