Tecnologia e Inovação | 11 de março de 2022

Teleatendimento ganha espaço na assistência médica 

Com alto uso durante a pandemia, solução consolida-se na Oncoclínicas RS por otimizar rotina do paciente e das equipes
Teleatendimento ganha espaço na assistência médica

Largamente utilizado durante a pandemia, o teleatendimento conquista cada vez mais espaço na área médica. “A prática está consolidada como mecanismo assistencial, especialmente para quem mora longe, e virou uma alternativa segura para consultas de revisão”, afirma o oncologista Dr. Pedro Liedke, da Oncoclínicas RS. Além disso, a telemedicina tem sido importante aliado nas situações de uma segunda opinião em determinados casos, encurtando distâncias entre especialistas.

Dr. Liedke cita também que a tecnologia facilita a troca de experiências entre as equipes e a realização de reuniões multidisciplinares com participantes de diferentes regiões. “A integração das especialidades e um atendimento mais dinâmico e imediato são algumas das vantagens”. No Grupo Oncoclínicas, que atua em 12 estados brasileiros mais Distrito Federal, foi desenvolvida uma plataforma própria de telemedicina para o suporte aos médicos e que, atualmente, vem sendo usada para aproximar ainda mais pacientes e especialistas.


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Concierge

Durante a pandemia, a Oncoclínicas RS registrou uma média de 300 atendimentos por mês por meio da ferramenta e, agora, 100% mantêm essa prática. Outro fator que agiliza a rotina de médicos e pacientes da clínica é o serviço de concierge. Os pacientes recebem acompanhamento desde a primeira consulta. Um funcionário se encarrega dos agendamentos das consultas, exames e repassa as informações de data, hora, local de realização, além do preparo necessário, facilitando a organização e simplificando todo processo. Também são feitos contatos posteriores para verificar se tudo ocorreu dentro do previsto. O serviço ainda abrange um controle dos laudos para marcação do retorno das consultas para apresentação dos exames.

Desta forma, o concierge auxilia os pacientes a cumprirem todas as etapas do tratamento de uma forma mais acolhedora e ágil em paralelo ao ganho de tempo, o que é muito importante na oncologia. O concierge atua como um facilitador e monitora o paciente a partir do encaminhamento pelo especialista. A meta é que em 15 dias a pessoa já tenha realizado todos os exames solicitados, retornado para consulta e esteja apta para cirurgia, se for o caso. Assim, no período máximo de 30 dias, estará sendo operado ou iniciando o tratamento quimio ou radioterápico.

 



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