Mundo | 21 de novembro de 2015

Spray nasal para reverter overdose de morfina e heroína

Drogas prescritas ou ilegais matam mais do que acidentes com veículos motorizados
FDA Aprova spray nasal para reverter overdose

A agência norte-americana reguladora de medicamentos, The Food and Drug Administration (FDA), aprovou o Narcan spraynasal (cloridrato de naloxone), primeira versão em spray nasal de um medicamento que salva vidas e que pode parar ou reverter os efeitos de uma overdose de opiáceos. Os opioides são uma classe de medicamentos que inclui medicamentos prescritos, tais como a oxicodona, hidrocodona e morfina, bem como a heroína, uma droga ilegal.

Mortes por overdose de drogas, impulsionadas em grande parte por overdose de drogas de prescrição médica, hoje superam o número de mortes causadas por acidentes com veículos motorizados nos Estados Unidos. Em 2013, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças informou que o número de mortes por overdose de droga tinha aumentado continuamente por mais de uma década.

Quando alguém é vítima de uma overdose por opioide, pode ser difícil reanimar a pessoa devido à depressão respiratória que este tipo de droga pode causar, o que pode levar à morte se não houver uma intervenção médica. Se o naloxone for administrado rapidamente, em alguns casos ele pode combater os efeitos da overdose dentro de dois minutos. Esta medicação não resolve os problemas subjacentes da epidemia do uso de opiáceos, mas pode salvar vidas de dependentes químicos desse tipo droga.

Até a presente aprovação, o naloxone era usado na forma injetável, mais comumente aplicado em seringa. Muitos socorristas e profissionais de atenção primária de saúde, no entanto, sentiam falta de uma formulação de uso mais prático e que eliminasse o risco de uma picada de agulha contaminada. Como resultado, tem havido o uso generalizado de kits de naloxone não aprovados que combinam uma formulação injetável de naloxone com um atomizador que pode ser feito por via nasal. Agora, as pessoas passam a ter acesso a um produto aprovado pela FDA com uma medicação e dispositivo de administração com altos padrões de segurança, eficácia e qualidade.

O Narcan pode ser usado em adultos ou crianças e é facilmente administrado por qualquer pessoa, mesmo aquelas sem formação médica. Mas necessita de prescrição. A droga é pulverizada em uma narina enquanto o paciente está deitado e pode ser repetida, se necessário. No entanto, é importante notar que não é um substituto para cuidados médicos imediatos, e a pessoa que administra o spray nasal Narcan deve procurar atendimento médico imediato em nome do paciente.

O uso de spray nasal Narcan em pacientes que são opiáceo dependentes pode resultar em abstinência grave dos opiáceos, caracterizada por dores no corpo, diarreia, aumento da frequência cardíaca (taquicardia), febre, coriza, espirros, arrepios, sudorese, bocejos, náuseas ou vômitos, nervosismo, agitação ou irritabilidade, tremores, cãibras abdominais, fraqueza e aumento da pressão arterial.

Narcan spray nasal é distribuído pela Adaptar Pharma Inc., da Pensilvânia. Não há previsão de quando o medicamento chegará ao Brasil.

 

* com informações Newsmed

VEJA TAMBÉM