Geral | 4 de abril de 2013

Simoni recomenda o uso de Oseltamivir

Uso do medicamento é indicado para combate à gripe A
Simoni recomenda Oseltamivir

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) enviou um comunicado para cerca de 25 mil médicos de todo o Estado, tendo em vista o combate à gripe. Na correspondência, assinada pelo Secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, é feita a indicação do antiviral Oseltamivir (Tamiflu).

A carta lembra que “para chegarmos ao próximo inverno preparados para o combate à gripe, os estados da Região Sul se uniram em torno de um plano que envolve a ampliação da campanha de vacinação”. De acordo com a secretaria, quase todos os óbitos (96%) causados pela gripe A (H1N1), ano passado, não foram devidamente tratados no prazo de até 48 horas após o início dos sintomas, o que deve ser evitado em 2013.

Ciro-na-Tribuna-30-anos-do-PDT-25-05-10

Secretário Estadual da Saúde Ciro Simoni

 

Através do comunicado o secretário da saúde pede o comprometimento com os protocolos técnicos atualizados, que recomendam o Osetlamivir. O medicamento pode ser prescrito com receita comum, não havendo mais a necessidade do Receituário Controle Especial nem do Formulário para Dispensação do medicamento.

O fornecimento gratuito vale tanto para pacientes da rede pública quanto do setor privado, e a retirada pode ser feita nos locais indicados pela Secretaria da Saúde. O remédio é indicado para casos de Síndrome Respiratória Aguda.

Maiores informações podem ser obtidas no site da Secretaria (www.saude.rs.gov.br).

DOSAGEM DO OSELTAMIVIR POR PESO E FREQUÊNCIA DIÁRIA
De 10kg a 14kg – 30mg duas vezes ao dia, por cinco dias
De 15kg a 23kg – 45mg duas vezes ao dia, por cinco dias
De 24kg a 40kg – 60mg duas vezes ao dia, por cinco dias
Acima de 40kg – 75mg duas vezes ao dia, por cinco dias

VEJA TAMBÉM