Gestão e Qualidade | 10 de outubro de 2013

São Paulo faz Parceria Público Privada para construção de hospitais

Os 3 hospitais estão em Sorocaba, São José dos Campos e capital
São Paulo faz Parceria Público Privada

Na última quarta-feira, 9, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lançou o edital de Concorrência Internacional de Parceria Público Privada (PPP), iniciativa inédita no país em relação a hospitais públicos, que dará mais agilidade à construção de três complexos hospitalares ligados à Secretaria de Saúde do Estado.

A PPP, que terá contrato de 20 anos, deverá garantir o aumento dos serviços de saúde com 646 leitos e mais de 1.000 atendimentos ambulatoriais por dia. Os acréscimos serão divididos entre os hospitais Estadual de Sorocaba, Regional de São José dos Campos e o Centro de Referência na Saúde da Mulher, localizado na capital paulista.

Somando os valores com obra civil, projetos, equipamentos médicos e mobiliários, tecnologia de informação, instrumentação cirúrgica e transporte, a Parceria deve investir cerca de R$ 772,2 milhões nos três complexos, em um prazo de 30 meses.

As empresas participantes do edital deverão apresentar o modelo final do projeto seguindo uma divisão em dois lotes: o primeiro grupo inclui o Hospital Estadual de Sorocaba; o segundo conta com o Centro de Referência na Saúde da Mulher, novo Pérola Byington, e a unidade de São José dos Campos.

A PPP tem como objetivo o planejamento arquitetônico e funcional, a construção, compra, e instalação completa, manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos hospitalares, a instalação e manutenção de recursos de tecnologia de comunicação e informática (TIC). A gestão de serviços não clínicos dos três complexos hospitalares permanecerá integrada ao Sistema Público de Saúde e subordinados à Secretaria da Saúde.

Os terrenos para construção dos Hospitais de Sorocaba e São José dos Campos foram doados pelas prefeituras locais. A operação clínica dos hospitais será feita via contrato com Organizações Sociais de Saúde. O Centro de Referência na Saúde da Mulher, por sua vez, será construído na região da Nova Luz e seguirá sob administração dos atuais gestores.

VEJA TAMBÉM

Laboratório Mont’Serrat é o primeiro da região Sul a oferecer teste que mede nível de imunidade contra o SARS-CoV-2

A confirmação de reinfecções pelo SARS-CoV-2 e uma mutação deste vírus já identificada no país vêm deixando a população alerta neste início de ano. Diante do grande número de pessoas que já contraíram o coronavírus (Covid-19), a possibilidade de confirmar o nível de imunidade contra a doença pode trazer um pouco mais de tranquilidade. Esse
qualidade e segurança do paciente

Hospitalar ATS conquista acreditação de nível máximo pela ONA 

A Hospitalar ATS, de Porto Alegre (RS), conquistou a acreditação de nível 3 (Excelência) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Fundada em 1997, a empresa atua oferecendo soluções para as necessidades dos pacientes fora do ambiente hospitalar, como serviços de home care. Entre os produtos oferecidos estão a Assistência Domiciliar Supervisionada, Internação Domiciliar, Procedimento Pontual
sequelas Covid

Hospital Mãe de Deus inaugura Serviço de Recuperação Pós-Covid

Após dez meses de pandemia, com mais de quatro mil pacientes atendidos e diagnosticados com Covid-19, tanto da capital quanto do interior do Estado, o Hospital Mãe de Deus está recebendo uma procura muito grande de pessoas que precisam de orientações para a continuação do tratamento após a doença. Para atender esta demanda, desde o dia 11 de janeiro começou a funcionar o Serviço de Recuperação Pós-Covid.