Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 25 de setembro de 2012

Agendamento online de consultas já é uma realidade no RS

Sites surgem para oferecer comodidade a pacientes e profissionais
Saiba mais sobre o agendamento de consultas e serviços

A tecnologia já tão presente na vida das pessoas começa a invadir também a seara das consultas médicas. Desde o primeiro semestre deste ano há foram lançadas plataformas eletrônicas para agendamento eletrônico de consultas e exames no Brasil. Novidade já disseminada em outros países, especialmente nos Estados Unidos, agora será possível agendar consultas médicas pela internet em alguns estados brasileiros, inclusive no Rio Grande do Sul.

O site Zap Saúde, um portal de agendamento de consultas sediado em uma incubadora no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o TecnoPuc, tem como proposta ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços e profissionais. É possível encontrar no Zap Saúde, profissionais de 36 cidades do RS, Santa Catarina e Paraná. Atualmente, existem 200 provedores de saúde utilizando o produto apenas em Porto Alegre (RS).

Segundo a empresa, não haverá custo para cadastro na plataforma. A rentabilidade será feita conforme a utilização pelos clientes, por meio de uma taxa de conveniência. O diferencial deste serviço para outros é que este é a primeira plataforma de agendamento com pré-pagamento, já que as ferramentas disponíveis no portal não só substituem as agendas físicas – possibilitando que as consultas, procedimentos, seções e exames sejam marcados via web – como também permitem o pagamento por meio da internet, inclusive de forma parcelada.

Outra vantagem da novidade é poder proporcionar aos profissionais, clínicas e prestadores de serviços, é a redução dos horários ociosos e das desistências dos pacientes, que representa entre 10% e 20% da agenda de quem trabalha com horário marcado. Isso porque, com o pagamento prévio da consulta, dificilmente as pessoas iriam desistir de ir ao consultório, pois já pagaram pelo serviço.

Outro serviço que também está disponível é o sistema online YepDoc, uma ferramenta gratuita que disponibiliza a agenda de médicos, por especialidade e região. A diferença do YepDoc para o Zap Saúde é que, nesta plataforma, os usuários cadastrados contribuem com uma taxa mensal de manutenção, que também lhe dará acesso à outras ferramentas do sistema. A pesquisa dos pacientes poderá ser realizada por meio de filtros, como região e convênios médicos atendidos. Para diminuir os números de cancelamentos e não comparecimentos, a ferramenta envia mensagens por e-mail e SMS. Além disso, os médicos e pacientes também são avisados 24 horas antes da consulta. Atualmente, o YepDoc está disponível somente para a cidade de São Paulo, mas o objetivo é expandir para outros estados.

O site Go2Doc é outro exemplo desse modelo e que está em funcionamento desde abril deste ano. Hoje em dia, a ferramenta tem cerca de 800 profissionais cadastrados em São Paulo.

 

 

 

VEJA TAMBÉM

SUS passa a disponibilizar técnica minimamente invasiva para o tratamento da estenose aórtica (TAVI)

Dados demográficos mostram que, assim como muitos países do mundo, a população brasileira está “envelhecendo”, com o aumento do número de idosos e diminuição da proporção de jovens. Esse novo perfil populacional impacta nas políticas de saúde pública, já que muitas doenças antes despercebidas passam a se tornar mais comuns. Uma delas é a estenose aórtica, decorrente da degeneração e calcificação da válvula aórtica, dificultando a saída do sangue do coração para a aorta,

Hospital de Clínicas de Porto Alegre seleciona startups da área da saúde

Estão abertas, até 3 de maio, as inscrições para o II Edital de Incubação e Pré-incubação da Incubadora Tecnológica Starts, do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Nitt/HCPA), para seleção de startups voltadas à área da saúde. PUBLICIDADE O edital prevê duas modalidades: Pré-incubação, dirigida a pessoas físicas e

Tacchini cria aplicativo que acompanha evolução do atendimento no Pronto-Socorro

O Tacchini Sistema de Saúde colocou em funcionamento de forma integral o TacchiProtect. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais (PlayStore para celulares com sistema Android e AppStore para celulares com sistema IOS), realiza o acompanhamento em tempo real da evolução do atendimento do paciente no Pronto Socorro dos hospitais Tacchini, de