Gestão e Qualidade | 29 de maio de 2018

Qualidade e certificação em saúde é tema do próximo Seminários de Gestão

As inscrições já estão abertas, com desconto de 7% para inscrições até o dia 30 de maio
Qualidade e certificação em saúde é tema do próximo Seminários de Gestão

Após duas edições realizadas nos meses de março (tema Saúde do Futuro) e maio (Segurança do Paciente), o maior evento de gestão e saúde do sul do País volta a reunir especialistas em Porto Alegre. No dia 15 de junho, a programação do Seminários de Gestão aborda Qualidade e Certificação em Saúde. É oferecido desconto de 7% para inscrições até o dia 30 de maio, quarta-feira.  

Cláudio Allgayer, presidente da FEHOSUL/AHRGS e da ONA, destaca que o assunto é inadiável para as lideranças da saúde. “ Não há caminho para o futuro e para a melhoria da segurança do paciente sem o compromisso com os padrões de qualidade. Nossos eventos foram pensados para se comunicarem entre si. Esta terceira edição complementa as duas primeiras, e os próximos seguirão este mesmo conceito de conexão. Qualidade é hoje, condição básica para a sobrevivência das instituições de assistência em saúde. Quem não adota padrões de qualidade, com o apoio da auditoria realizada por entidades externas, acaba por perder terreno neste novo cenário que exige resultados assistenciais efetivos, controle de custos e políticas de segurança comprovadas pelo mercado”, assegura.

O presidente do SINDIHOSPA Henri Siegert Chazan afirma que “em um cenário de grandes desafios, marcado pela competitividade e pela contínua necessidade de aprimoramento, fatores como qualidade e certificação têm crescente relevância para as instituições de saúde. Ao abordar esses tema, a próxima edição do Seminários de Gestão será uma oportunidade de compartilhar conhecimento, qualificar os hospitais e melhorar os serviços para as pessoas”.

Nesta edição, já estão confirmados nomes da ONA, como o vice-presidente, médico Fábio Leite Gastal e o também médico Péricles Góes, Superintendente Técnico da organização que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Gastal apresenta O MOVIMENTO BRASILEIRO DA ACREDITAÇÃO EM SAÚDE, enquanto Góes detalha novidades do NOVO MANUAL DE ACREDITAÇÃO DA ONA, que entra em vigor a partir do dia 1º de julho de 2018, quinze dias após a palestra. O executivo e fundador da Pixeon, Iomani Engelmann, fala sobre a certificação HIMSS (Health Information and Management Systems Society) em PREPARANDO O SEU HOSPITAL PARA A CERTIFICAÇÃO HIMSS.  Rubens Covello (IQG) apresenta case sobre a ACREDITAÇÃO CANADENSEO IMPACTO ASSISTENCIAL DA ACREDITAÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE PEQUENO PORTE é o tema da palestra de Cristiane Antoniolli de Hospital São Peregrino Lazziozi, de Veranópolis (RS).

e ainda sobre a experiência de estabelecimento de pequeno porte no processo de acreditação. Completam a programação, especialistas da ANS, Daniel Meirelles Fernandes Pereira, Diretor-adjunto de Desenvolvimento Setorial e Rodrigo Rodrigues de Aguiar, Diretor de Desenvolvimento Setorial, que apresentarão FATOR DE QUALIDADE E O PROGRAMA QUALISSSérgio Ruffini, médico avaliador sênior do IAHCS Acreditação mediará os debates.

O Seminários de Gestão é uma promoção da FEHOSULSINDIHOSPA e AHRGSOs patrocinadores deste encontro são o Banrisul e a Pixeon. O portal Setor Saúde é o veículo de comunicação oficial do evento e a Fasaúde/IAHCS é responsável pela emissão dos certificados do evento, com apoio do IAHCS Acreditação.

Inscrições com desconto até o dia 30 de maio

As inscrições (acesse o link) com desconto de 7% podem ser feitas até o dia 30/05. Grupos podem adquirir pacotes promocionais (mínimo de 10 ingressos) diretamente pelo email: administrativo@fehosul.org.br

Veja os nomes confirmados até o momento na programação:

12:10 [ RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO ]

13:00 [ ABERTURA ] Cláudio José Allgayer | Presidente da FEHOSUL/AHRGS e da ONA. Vice-Presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde)

13:10 [ O MOVIMENTO BRASILEIRO DA ACREDITAÇÃO EM SAÚDE ]

Fábio Leite Gastal (Vice-presidente da Organização Nacional de Saúde – ONA. Superintendente de Estratégia, Gestão e Inovação da Seguros Unimed/SP)

14:00 [ FATOR DE QUALIDADE E PROGRAMA QUALISS – ANS ] 

Daniel Meirelles Fernandes Pereira (Diretor-adjunto de Desenvolvimento Setorial)

Rodrigo Rodrigues de Aguiar (Diretor de Desenvolvimento Setorial)

14:40 [ PREPARANDO O SEU HOSPITAL PARA A CERTIFICAÇÃO HIMSS ]

Iomani Engelmann (Fundador e Diretor Comercial e de Marketing da Pixeon)

15:00 [ PERGUNTAS & DEBATES ]

Palestrantes respondem perguntas do público

15:20 [ Coffee-Break ]

15:40 [ O NOVO MANUAL DE ACREDITAÇÃO DA ONA ]

Péricles Góes (Superintendente Técnico da ONA)

16:20 [ case 1: CERTIFICAÇÃO CANADENSE ]  

Rubens Covello (IQG)

16:40 [ case 2: O IMPACTO ASSISTENCIAL DA ACREDITAÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE PEQUENO PORTE ]

Cristiane Antoniolli (Hospital São Peregrino Lazziozi, de Veranópolis/RS)

17:00 [ PERGUNTAS E DEBATE ] 

Mediação de Sérgio Ruffini (médico avaliador sênior do IAHCS Acreditação)

17:30 [ ENCERRAMENTO ] Henri Siegert Chazan (Presidente do SINDIHOSPA)

VEJA TAMBÉM

Mindray oferece treinamentos gratuitos de ventilação mecânica para hospitais no combate a Covid-19

Diante das novas configurações das equipes de saúde para enfrentar a alta demanda de casos de internação por Covid-19 em todo o território brasileiro, a Mindray, provedora de dispositivos e soluções médicas do mundo, passou a disponibilizar gratuitamente uma série de treinamentos hospitalares sobre ventilação mecânica para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos. A capacitação
covid-19

Hospital Moinhos de Vento presta consultoria para retomada das atividades com segurança

Equipes da Consultoria do Hospital Moinhos de Vento estão avaliando rotinas e indicando adaptações necessárias para dar mais segurança e reduzir os riscos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no retorno das atividades de órgãos públicos, instituições e empresas. Para cada cliente, é feito um diagnóstico de acordo com o seu ramo de atuação e público,

PUCRS e Rede Divina Providência firmam convênio de cooperação acadêmica

 xx Em convênio assinado na segunda-feira (25), a PUCRS soma forças ao conceito de maternidade humanizada, segura e resolutiva presente no DNA de atuação das irmãs da Rede de Saúde Divina Providência. A finalidade do convênio firmado entre as instituições católicas é estabelecer e regulamentar um programa de cooperação acadêmica nas áreas de atuação e interesse comuns, iniciando pelo campo de prática