Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 27 de janeiro de 2020

Projeto Moinhos Inside leva candidatos ao curso de Enfermagem para viver experiência dentro do hospital

Ideia é fazer com que pessoas que tenham interesse em trabalhar na área conheçam a rotina e tirem dúvidas sobre o trabalho dos enfermeiros
Projeto Moinhos Inside leva candidatos ao curso de Enfermagem para viver experiência dentro do hospital

 Hospital Moinhos de Vento decidiu dar uma ajuda para quem pensa em trabalhar na área da saúde mas ainda não tem certeza ou gostaria de conhecer melhor a rotina das equipes de enfermagem. A instituição está desenvolvendo o projeto Moinhos Inside. A ideia é trazer essas pessoas para dentro do ambiente hospitalar para vivenciar um pouco a experiência do atendimento e cuidado de pacientes e para tirar dúvidas com quem já atua na profissão.

Os inscritos na atividade participarão de duas horas da atividades, que incluem ação de treinamento de reanimação de pessoa com parada cardiorrespiratória, com certificado, e visita guiada a três áreas do hospital. Além disso, poderão conversar com enfermeiros referência no Moinhos de Vento para tirar dúvidas e entender melhor a carreira, assistirão a uma palestra sobre o mercado para quem quer investir na profissão e à vídeos e ainda terão acesso a cartas de pacientes falando sobre a importância do profissional em suas vidas.


A diretora acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento, Roberta Almeida, explica que a ideia surgiu para que esses futuros estudantes conheçam um pouco da infraestrutura que o curso e o hospital oferecem. “Também é uma forma de eles sentirem a rotina hospitalar, com adrenalina, empolgação, e ao mesmo o lado humano e sensível dessa profissão, de como é estar dando assistência nos momentos em que as pessoas mais precisam de cuidado”, ressalta.


A atividade é direcionada a estudantes do Ensino Médio que pensam em fazer um curso na área da saúde e também acadêmicos de Enfermagem e técnicos. 

Moinhos Inside

Primeiras visitas

“O paciente é alguém que está ali vivendo, em muitos casos, o momento mais difícil de sua vida. E quando atendemos essa pessoa, sabemos que está fragilizada e que ela é o amor de alguém: de um pai, de uma mãe, de um filho, um companheiro. Difícil não pensar a nossa profissão com esse olhar.” Com esse depoimento, a enfermeira Shirley Belan recebeu e emocionou a primeira turma de inscritos no projeto Moinhos Inside. Realizada pelo Hospital Moinhos de Vento e pela Faculdade da instituição, a iniciativa abre as portas para candidatos ao curso de Enfermagem que querem vivenciar a rotina hospitalar.

moinhos_Inside_dia


As duas primeiras turmas participaram das atividades nesta terça e quinta-feira (28 e 30 de janeiro). A procura superou as expectativas e já tem duas novas datas com inscrições abertas: 6 e 11 de fevereiro. Os inscritos conhecem uma UTI e três diferentes setores, tendo a oportunidade de conversar e tirar dúvidas com profissionais que são referência na instituição. Também participam de uma simulação de atendimento de parada cardiorrespiratória e podem praticar o socorro num boneco.


A jovem Tainá da Rosa, de 22 anos, fez parte da primeira turma. Ela contou que está fazendo o curso técnico, mas pensa em prestar o vestibular para a graduação. “É uma atividade bem importante para quem chega neste momento de decidir. Eu consegui me sentir dentro daquela rotina, daquela vivência das enfermeiras que trabalham aqui”, afirmou.

A visita guiada foi conduzida pela gerente de enfermagem e coordenadora da graduação, Rubia Maestri, pelos coordenadores de Enfermagem da instituição, Sidiclei Carvalho e Daiana Barbosa, e pelas supervisoras Niele Ferraz e Elis Leites.

moinhos_Inside

Faculdade Moinhos de Vento

A graduação em Enfermagem da instituição tem aulas práticas desde o primeiro semestre, dentro do Hospital Moinhos de Vento, e os alunos têm mentoria com profissionais que são referências na instituição. São oferecidas as opções pelo curso diurno ou noturno.

Mercado com oportunidades

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2035, o déficit mundial de profissionais da saúde será de 12,9 milhões. Atualmente, a carência é de aproximadamente 7,2 milhões – dos quais 4,3 milhões correspondem a médicos e enfermeiros. Embora a escassez seja mundial, os países em desenvolvimento são os mais afetados.

Ano da Enfermagem

A OMS indicou 2020 como o Ano da Enfermagem e da Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (ESMO). A ideia é demonstrar o papel crescente que esses profissionais vêm assumindo, reconhecendo sua importância na prestação de cuidados. Será lançado o Relatório Estado da Enfermagem no Mundo, que descreve a força de trabalho nos países-membros da OMS.

Serviço

O que: Moinhos Inside – Fique por dentro do nosso mundo

Quando: Ver datas no link abaixo.

Inscrições: https://moinhosinside.eventize.com.br 

Onde: Educação Corporativa do Hospital Moinhos de Vento (Rua Tiradentes, 333 – Térreo)

WhatsApp: 51 99992-3616

Atualizado em 31/01/2020. Com informações Hospital Moinhos de Vento. Edição SS.

VEJA TAMBÉM

Santa Casa de Porto Alegre lança curso que oportuniza vivência e experiência para acadêmicos de medicina

A fim de proporcionar experiências médicas em alta complexidade hospitalar, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre lançou a edição de inverno do curso Observership, uma oportunidade de vivência e experiência para acadêmicos de medicina. Nele, os alunos irão acompanhar a rotina do setor escolhido sob supervisão de um médico ou profissional de saúde,

Mindray oferece treinamentos gratuitos de ventilação mecânica para hospitais no combate a Covid-19

Diante das novas configurações das equipes de saúde para enfrentar a alta demanda de casos de internação por Covid-19 em todo o território brasileiro, a Mindray, provedora de dispositivos e soluções médicas do mundo, passou a disponibilizar gratuitamente uma série de treinamentos hospitalares sobre ventilação mecânica para médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos. A capacitação

PUCRS e Rede Divina Providência firmam convênio de cooperação acadêmica

 xx Em convênio assinado na segunda-feira (25), a PUCRS soma forças ao conceito de maternidade humanizada, segura e resolutiva presente no DNA de atuação das irmãs da Rede de Saúde Divina Providência. A finalidade do convênio firmado entre as instituições católicas é estabelecer e regulamentar um programa de cooperação acadêmica nas áreas de atuação e interesse comuns, iniciando pelo campo de prática