Gestão e Qualidade | 11 de novembro de 2021

Projeto do Hospital Moinhos de Vento é premiado em concurso da Associação Gaúcha para Qualidade

Case “A transformação da jornada do paciente com COVID-19”, desenvolvido pela equipe das Unidades de Internação Adulto, garantiu o troféu prata
Projeto do Hospital Moinhos de Vento é premiado em concurso da Associação Gaúcha para Qualidade

A metamorfose no cuidado e no atendimento dos pacientes com COVID-19 no Hospital Moinhos de Vento recebeu uma distinção honrosa. A instituição identificou, em meio à pandemia, a necessidade de reavaliar e lançar uma outra estratégia da jornada do paciente em sua estadia no hospital. Intitulado de “A transformação da jornada do paciente com COVID-19” e desenvolvido pela equipe das Unidades de Internação Adulto com o apoio do Programa Práticas que Transformam, o projeto visa garantir aos pacientes diagnosticados a transformação de sua experiência, aliando excelência técnica-científica e segurança emocional para eles, familiares e colaboradores. O case garantiu o troféu prata no 35º Concurso Sulbrasileiro de Projetos Participativos organizado pela Associação Gaúcha para Qualidade.

De acordo com o Supervisor de Gestão Organizacional do Hospital Moinhos de Vento, Juarez Leites, o prêmio ilustra que a instituição transcende os elementos exclusivos do foco em experiência com saúde. “Concorremos com indústrias — inclusive com multinacionais —, o que mostra que a área da saúde está além do seu simples nicho. Trazemos a qualidade, a excelência do Moinhos para um nível de indústrias e serviços”, ressalta.

A coordenadora assistencial do Moinhos, Daniela Oliveira, também destacou o empenho da equipe do hospital em sempre buscar o melhor aos pacientes. “Receber esse reconhecimento é motivo de muito orgulho para a nossa equipe e da própria instituição porque demonstra nosso propósito de cuidar de vidas, reforçando nossos valores de compaixão e gentileza”.

O presidente da Associação Gaúcha para Qualidade, Clóvis Fernandes Oyarzabal, afirma que o projeto é a demonstração concreta da administração participativa própria de quem ama o que faz. “São pessoas assim que mudam o nosso país, melhorando aquilo que está ao seu alcance. Essa é a diferença das equipes do Hospital Moinhos de Vento que, além de suas rotinas diárias, se dedicam, com determinação e entusiasmo, às atividades de aprimoramento de seus processos de trabalho”, finaliza.

O que foi feito?

Dentro da metodologia da jornada do paciente com COVID-19 destacam-se seis ações desenvolvidas pela equipe do Hospital Moinhos.

1 Painel de Heróis: quadro inspiracional dedicado aos colaboradores, remetendo o sentido de super-herói com o propósito de cuidar de vidas em todos os momentos;


2 Musicoterapia: momento de sair da rotina com a escuta de música tocada e cantada por colaboradores com o objetivo de tornar o ambiente mais leve;


3 Crachá do Colaborador: diante da paramentação, saber que atrás de uma máscara existe um sorriso foi fundamental, acompanhado pelo brilho no olhar em cada atendimento, em cada cuidado, em cada toque;


4 Certificado de vitorioso: ao sair com segurança, o paciente recebe o certificado de vencedor da batalha contra o COVID-19 e uma salva de palmas da equipe da Unidade de Internação;


5 Mensagem na refeição: mensagens motivacionais entregues aos pacientes no seu quarto, proporcionando um cuidado e atenção individualizada a cada paciente;


6 Bloquinho da Esperança: impressão de mensagens positivas em bloquinhos de anotação entregues para os pacientes.



VEJA TAMBÉM