Gestão e Qualidade | 17 de fevereiro de 2021

Profissionais do Hospital Conceição reinventam a utilização do roller para facilitar manobra de pronação

O instrumento, que já era utilizado na transferência de pacientes das macas para os leitos, ganhou uma nova função
Profissionais do Hospital Conceição reinventam a utilização do roller para facilitar manobra de pronação_

Com a chegada do novo coronavírus (Covid-19), profissionais de saúde estão se reinventando no enfrentamento da pandemia, procurando as melhores formas de atender os pacientes e de facilitar seus trabalhos. Na UTI Covid-19 do Hospital Nossa Senhora Conceição (HNSC), por exemplo, os profissionais encontraram uma nova função para o roller (uma espécie de prancha forrada com uma lona e montada em cima de rolamentos), que é utilizado na transferência de pacientes das macas para os leitos, principalmente, de UTIs. O equipamento, também chamado de lona de transferência, faz parte da técnica de pronação desde novembro de 2020.

Conforme informações do Hospital, a utilização do roller na UTI Covid-19 se fez necessária para facilitar no processo de virar o paciente de bruço (barriga para baixo), pois na maioria desses casos, os enfermos utilizam tubos orotraqueais, entre outros aparelhos, que dificultam a sua movimentação.

O técnico de enfermagem da UTI Covid-19 do HNSC, Julio Falcão, contou que a utilização do objeto também possibilitou a redução de profissionais na manobra de pronação. Antes era necessário aproximadamente oito pessoas envolvidas no procedimento, já com o roller pode ser realizada com apenas quatro ou cinco. Conforme Falcão, técnica de pronação exige muito esforço das equipes de saúde. “Se torna um procedimento bastante complexo e estressante para a equipe de saúde. Com o decorrer do tempo, identificamos que o roller poderia facilitar na pronação, além de aumentar a segurança do paciente”, afirmou o técnico de enfermagem.

Profissionais do Hospital Conceição reinventam a utilização do roller para facilitar manobra de pronação

Pronação

Utilizada em pacientes que possuem doenças respiratórias graves, como pacientes com a Covid-19 com desconforto respiratório grave, a técnica de pronação, que auxilia na respiração, ganhou visibilidade durante a pandemia, sendo recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pacientes graves vítimas do coronavírus.



VEJA TAMBÉM