Mundo | 22 de agosto de 2013

Paracetamol pode gerar importantes reações colaterais

FDA faz alerta e solicita ao fabricante que insira advertência na bula
paracetamol

O paracetamol, medicamento de amplo uso no mercado brasileiro e mundial, pode trazer riscos e reações pouco comuns, mas muito sérias para a pele. A afirmação vem de um anúncio recente feito  pela Food and Drug Administration (FDA, órgão regulador norte-americano), que associa o uso de acetaminofeno com reações cutâneas como síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica e Pustulose exantemática generalizada aguda.

Os efeitos podem ocorrer na primeira utilização de paracetamol ou levar um determinado tempo para se manifestar. Outros fármacos usados para tratar febre e dores  (como ibuprofeno e naproxeno) também podem oferecer os mesmos riscos.

O anúncio é resultado da análise do banco de dados do Sistema de Notificação de Eventos Adversos da FDA. O estudo não determina a frequência com que as reações cutâneas graves ocorrem em decorrência do paracetamol. Acredita-se, contudo, que a incidência é rara, tendo em vista que a droga é amplamente utilizada, em diferentes quantidades, e já está no mercado há décadas.  A FDA vai passar a exigir a adição de uma advertência nas bulas de produtos que contenham acetaminofeno vendidos no mercado americano.

VEJA TAMBÉM