País asiático aprova droga para câncer de pulmão avançado
Mais de 90% responderam bem ao tratamento com alectinibA farmacêutica Roche anunciou hoje que o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar japonês aprovou o alectinib para o tratamento de pessoas acometidas com câncer de pulmão de pequenas células, um tipo de neoplasia que se espalha de forma mais rápida pelo pulmão.
A aprovação foi baseada nos resultados de um estudo para pessoas com tumores avançados, recorrentes ou que não puderam ser removidos totalmente através de cirurgia. O país asiático é o primeiro a aprovar este medicamento.
A diretora médica da Roche, Sandra Horning, disse em comunicado oficial que a aprovação do alectinib é uma ótima notícia para as pessoas afetadas com a doença. “Outro aspecto interessante é que alectinib, com base em estudos, também pode funcionar em pessoas com tumores que se espalharam para o cérebro, uma área de difícil acesso aos medicamentos atuais. Nossa pesquisa vai continuar nesta área “.
Os estudos que embasaram a aprovação pela agência reguladora japonesa demonstraram que houve resposta positiva ao tratamento em 93,5% dos pacientes que fizeram uso do medicamento. Alectinib estará disponível no Japão até o final deste ano.