Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 9 de setembro de 2013

Novo equipamento do São Lucas oferece tratamento cardíaco mais eficaz

Hospital da PUCRS garante tecnologia moderna para casos de infarto, angina e outras doenças cardíacas
Artis Zee HSL

Pacientes com problemas no coração passam a ter à disposição, no Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS, a tecnologia mais moderna para a realização de procedimentos cardíacos. Setembro marca o início das operações do novo aparelho de cateterismo Artis Zee, da Siemens.

O diferencial do Artis Zee é a maior eficácia e segurança no diagnóstico e no tratamento de problemas como infarto, angina e doenças das válvulas e do músculo cardíaco. A tecnologia, encontrada em poucas instituições do País, utiliza a imagem associada a cateteres, oferecendo um procedimento menos invasivo, pois não exige a abertura do tórax do paciente. Além de reduzir riscos em comparação à cirurgia convencional, a recuperação também é mais rápida.

Um dos primeiros procedimentos feitos pela instituição ocorreu no dia 2 de setembro, quando uma senhora de 82 anos com diagnóstico de estenose aórtica foi submetida à valvoplastia (troca da válvula aórtica). Pelo quadro clínico da paciente, não poderia ser realizada uma cirurgia convencional, devido ao risco de mortalidade de 30%. Porém, o tratamento utilizado (Implante Transcateter de Valva Aórtica – Tavi), reduziu o índice para 5%, além do período de internação diminuir de dez a 15 dias para cerca de três dias.

O HSL consolida, com a compra do novo aparelho, a busca constante pelo atendimento de alta complexidade cardiovascular, garantindo investimento tecnológico, infraestrutura e capacitação profissional.

O chefe do Centro de Diagnóstico e Terapia Intervencionista (CDTI) e responsável pelo procedimento, Dr.  Paulo Caramori, explica que, além de proporcionar uma imagem com melhor definição, o Artis Zee permite a reconstrução de estruturas do coração e da circulação de forma tridimensional.

VEJA TAMBÉM