Gestão e Qualidade | 17 de agosto de 2020

Nova Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre será aberta dia 18

Coletivo Arquitetos Voluntários viabilizou um ambiente lúdico para crianças e uma área de descompressão para profissionais
Nova Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre será aberta dia 18

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) anunciou que reabrirá a Emergência Pediátrica na terça-feira (18), às 8h da manhã. Conforme a instituição de saúde, a área física é seis vezes maior – comparada ao espaço anterior – e conta com equipamentos modernos e ambientação especialmente desenvolvida para as crianças, dando maior conforto a profissionais e pacientes. Através de doações e projetos desenvolvidos pelo coletivo Arquitetos Voluntários – Hack for Brazil COVID-19, foi viabilizado um ambiente lúdico, especialmente decorada para as crianças. Para os profissionais, foi disponibilizada uma área de descompressão.

“O número de vagas permanece em nove pacientes simultâneos, mas agora em uma ala exclusiva, com fluxos completamente separados para casos de pacientes com Covid ou suspeita de Covid dos demais atendimentos. Com isso, há um acréscimo também na segurança. O acesso à nova Emergência passa a ser feito pelos portões 2 e 4 para pedestres e pelo Portão 3 para veículos”, diz o comunicado do HCPA.

Nova Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre_

Segundo a coordenadora do projeto no HCPA e arquiteta, Cynthia Garcia, será feita uma programação visual nos corredores e na sala de espera exclusiva para casos suspeitos de Covid-19. Além disso, um painel pedagógico, conhecido como Busy Board, foi criado pela equipe da BGarquitetura especialmente para esse projeto, para o qual arquitetos e estagiários pesquisaram vários brinquedos educativos que desenvolvem a criatividade, habilidades motoras e aspectos cognitivos, físicos e sociais.


“O resultado foi este painel interativo e, ao mesmo tempo, um brinquedo seguro em todos os aspectos, além de ser fácil para higienizar e sem peças para perder ou mesmo causar acidentes”, destaca a arquiteta, que ainda complementa dizendo que “para as crianças se distraírem, distribuímos os brinquedos estrategicamente em 3 pontos para que elas não fiquem próximas”, finaliza.


Para o desenvolvimento e execução desse trabalho, a equipe conduzida por Cynthia é formada pelas arquitetas Daniela Giffoni, Flavia Bastiani, Mádia Santos Borges, Karen Feldman, Kelen Tomazelli, Victoria Rizzo e o arquiteto Claudio Strussman.

Anteriormente, o coletivo já construiu uma sala de descompressão com 70m² e mais uma área de 370m², incluindo salas de estar e refeições, dormitórios, reuniões, vestiários e espaço de paramentação para os profissionais da saúde atuantes nos novos leitos de UTI do hospital para Covid-19.Nova Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre será aberta dia 18_

 

 

 



VEJA TAMBÉM