Moinhos Science Class promove debate online e gratuito sobre diagnóstico e tratamento da AME
Hospital Moinhos de Vento é o pioneiro no RS no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal com terapia gênicaO Hospital Moinhos de Vento promove no próximo sábado, 14, a partir das 10h, mais uma edição do Moinhos Science Class. O tema do evento online e gratuito será Diagnóstico e Tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME). A doença genética rara e degenerativa é decorrente da insuficiência da proteína SMN, responsável por manter os neurônios motores saudáveis e que possibilita os movimentos. Isso acontece porque as células do paciente com AME não conseguem produzi-la ou produzem pouco.
Com mediação do chefe do Serviço de Pediatria, João Ronaldo Krauzer, a programação terá como palestrantes a médica geneticista Elizabeth Silveira Lucas, a médica do Serviço de Pneumologia, Simone Chaves Fagondes, e como convidada a médica neuropediatra Adriana Banzzatto Ortega, do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba. Em discussão, temas como o diagnóstico genético da AME, tratamentos farmacológicos e multidisciplinares. As inscrições devem ser feitas através deste link.
Pioneirismo
O Hospital Moinhos de Vento foi o primeiro e até o momento o único no Rio Grande do Sul a disponibilizar a terapia gênica para tratamento da AME. A medicação utiliza um vetor viral inofensivo para humanos que, ao ser injetado no organismo, leva o gene responsável pela produção da proteína SMN para dentro das células. O procedimento deve ser realizado antes dos dois anos de idade e a expectativa é que, com uma única aplicação, seja possível “corrigir” o DNA e fazer com que o paciente passe a produzir corretamente a proteína para que os neurônios motores funcionem normalmente.