Estatísticas e Análises | 10 de abril de 2018

Ministério da Saúde realiza parcerias para financiamento de pesquisas contra resistência aos antimicrobianos

Projeto conta com a participação do Instituto Bill e Melinda Gates e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ministério da Saúde realiza parcerias para financiamento de pesquisas contra resistência aos antimicrobianos

O Ministério da Saúde (MS) lançou duas chamadas públicas, através de parcerias público/privadas, de apoio a pesquisas sobre resistência aos antimicrobianos no país. A ação faz parte do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle de Resistência aos Antimicrobianos.

O MS, em parceira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), abriu uma chamada pública de apoio a estudos sobre o tema no valor de 7 milhões. O objetivo é incentivar pesquisas em temáticas consideradas urgentes no contexto da resistência aos antimicrobianos. As inscrições estão abertas até dia 21 de maio e podem ser realizadas pelo site do CNPq.

Outra ação, em parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates, irá oferecer recursos para até dez projetos de pesquisa com abordagens inovadoras para estabelecer a prevalência da resistência aos antimicrobianos no Brasil com foco em Saúde Única (animal e humana). Com recursos do Ministério da Saúde e do programa Grand Challenges, a chamada tem o valor total de um milhão de dólares. As inscrições estão abertas até o dia 28 de maio no portal da fundação.

Além disso, o Ministério da Saúde viabilizará, pelo PROADI-SUS, o desenvolvimento de oito estudos para avaliar o perfil de resistência aos antimicrobianos no país. O objetivo dessa iniciativa é aprofundar o conhecimento sobre quais os principais organismos causadores de doenças nas diferentes localidades do Brasil. Esses projetos irão orientar o tratamento de pacientes, lançar bases para uma ação em nível local, nacional e regional, e monitorar a eficácia das intervenções realizadas.

Resistência aos antimicrobianos

A resistência aos antimicrobianos é a capacidade de um microrganismo de resistir aos efeitos dos compostos utilizados para tratá-los, como antibióticos antifúngicos, antivirais, entre outros. Atualmente, é considerada como uma das principais ameaças à saúde da população mundial. O uso desmedido de antibióticos tem contribuído para o aumento deste problema.

Segundo relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS), é crescente o nível de resistência mundial. A lista de bactérias resistentes sofreu significativo aumento, de 7, em 2014, para 12, em 2017. Isso significa que, sem uma ação urgente, infecções comuns podem voltar a ser fatais.

Com informações do Ministério da Saúde. Edição Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM